segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bom Dia!

Nova eleição, com Marina!


Nas próximas horas o PSB deverá confirmar o que todos já sabem; Marina Silva será candidata a presidente da República no lugar de Eduardo Campos, que morreu num desastre aéreo na semana passada. Resta saber quem será o vice de Marina. Chances para Beto Albuquerque, que teria que desistir da candidatura ao Senado, e para Luiza Erundina. Outras possibilidades são remotas ou nem foram cogitadas.
O Instituto Datafolha já está divulgando uma pesquisa em que Marina Silva aparece com 21%, contra 20% de Aécio Neves e 36% de Dilma. Diz o Datafolha que, na possibilidade de um segundo turno, Marina e Dilma estariam tecnicamente empatadas.
Como Dilma tinha 36% na última pesquisa e Aécio os mesmos 20%, fácil deduzir que os números favoráveis à Marina saíram dos indecisos, brancos e nulos. Como se sabe, Eduardo Campos tinha 8%.
Deixando de lado toda a emoção e comoção que a morte de Campos causou entre os eleitores, resta saber o que acontecerá com Marina quando começar a propaganda eleitoral gratuita, amanhã. Aliás, amanhã também se ficará sabendo quem será o vice dela.
Não é demais recordar que Marina Silva teve cerca de 20 milhões de votos quando concorreu pelo PV, mas também não custa lembrar que a própria Marina não conseguiu reunir número suficiente de assinaturas para registrar seu partido – Rede Sustentabilidade – sendo acolhida pelo PSB de Campos.
Não há nenhuma dúvida, parece, que temos um novo quadro eleitoral com a entrada de Marina na disputa pela presidência. O que é preciso saber, é o que acontecerá quando passar a emoção, quando as pessoas começarem a pensar no quadro sucessório sem a presença de Eduardo Campos e no que Marina Silva pode representar em termos de força e capacidade para governar um Brasil tão complexo e assustado. Passa por aí a escolha do vice que bem represente Eduardo Campos, mantendo as propostas, o discurso e as alianças que ele queria e Marina não.
Uma coisa parece definida e que ficou clara durante o funeral de Campos: o PSB já decidiu que o slogan de campanha será a última frase dita por ele, na última entrevista que concedeu: “Não vamos desistir do Brasil”

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário