terça-feira, 12 de agosto de 2014

Bom Dia!

Escola de tempo integral!


Ontem (11) ouvi atentamente a entrevista da presidente Dilma Rousseff (PT) na Rádio Gaúcha\ e agora estou conferindo na ZH. Tem muito assunto para comentar sobre o que a presidente disse, mas quero destacar apenas um. Disse Dilma:

- Primeiro, crianças tem de ter creche. Além disso, tem a alfabetização que precisa ser na idade certa. Terceiro: não há país que chegou a se desenvolver sem educação em tempo integral. (o grifo é meu)

Quando o Leonel Brizola foi governador do Rio de Janeiro e o Darcy Ribeiro secretário de Educação, foram criados nem sei quantos CIEPs, escolas de tempo integral para atender, principalmente, crianças carentes.
Quando o Alceu Collares foi prefeito de Porto Alegre, criou não sei quantos CIEPs, repetindo o mesmo quando foi governador do Estado, criando várias escolas de tempo integral no RS.
Nos dois momentos, a atual presidente era filiada ao PDT e apoiou integralmente a instalação destes equipamentos de educação.
Quando Olívio Dutra (PT) assumiu a prefeitura de Porto Alegre, imediatamente mandou acabar com as escolas de tempo integral sob a alegação de que “elas serviam apenas para aumentar o assistencialismo”. Quando assumiu o governo do Estado, Olívio fez a mesma coisa.

Faz 12 anos que o PT está governando o Brasil e Dilma, que agora é filiada ao partido, em nenhum momento lembrou de exigir do governo petista que retomasse o projeto dos CIEPs. Quem sabe, por não ser uma idéia do Lula e/ou do PT, as escolas de tempo integral não serviam.

Pois agora, ao ouvir e ler a entrevista da presidente petista, fico sabendo que ela acha que “não há país que chegou a se desenvolver sem educação em tempo integral”

Como estamos em pleno ano eleitoral, quase no mês das eleições, fico imaginando que a presidente deve ter lembrado de seu tempo de pedetista e aproveitado a ocasião para, de alguma forma, dizer ao Brasil que CIEP é bom e necessário, mas desde que seja uma ideia do PT. E não vou me surpreender se o atual governador do RS acabe afirmando o mesmo.

Tenham todos um Bom Dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário