sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bom Dia!

As pesquisas e seus números!

O IBOPE acaba de divulgar mais uma pesquisa encomendada pela Rede Globo. Ela nos mostra que, em se tratando de disputa pela presidência da República, quase nada mudou em relação ao último levantamento. Dilma segue com 38%, Aécio subiu de 22% para 23% e Eduardo Campos passou de 8% para 9%. Dilma tem 36% de rejeição enquanto Aécio tem 15%, só para ficar com os dois mais votados. Dos entrevistados, 32% acham o governo da presidente Dilma ótimo ou bom, 35% consideram regular e 31% acham ruim ou péssimo.

Aqui no Rio Grande do Sul, o IBOPE detectou um empate técnico na pesquisa feita entre os dias 2 e 5 de agosto. Ana Amélia, que tinha 36% em julho, agora tem 35%, enquanto que Tarso Genro, que somava 31% em julho, em agosto está com 35%. José Ivo Sartori tem 5% e Vieira da Cunha, 4%. No índice rejeição, Tarso tem 16% e Ana Amélia 9%. Na possibilidade de um segundo turno entre os dois candidatos, Ana Amélia venceria com 45% enquanto Tarso faria 36%. O governo Tarso Genro é considerado ótimo/bom por 32%, regular por 42% e ruim/péssimo por 21%. O governo recebeu média 5,5 dos consultados.

A variação no quadro para o Senado, apresenta queda dos dois principais candidatos. Lasier Martins caiu de 31% para 30% e Olívio Dutra, que tinha 28%, agora está com 27%.

Em linhas gerais, este é o quadro apresentado pelo IBOPE divulgado nesta quinta-feira (7) sobre a eleição para presidência, para o governo do Estado e para o Senado. Com o começo da propaganda em rádio e televisão, dia 19, certamente alguma coisa deverá mudar. Os candidatos apostam muito nos programas eleitorais e muitos eleitores esperam para decidir com base no que assistirão na televisão.

Como estamos no dia 8 de agosto e a eleição só acontece em outubro, certamente que muita coisa vai acontecer até lá. O brasileiro, tradicionalmente, só decide em quem votar quando o dia da eleição está mais próximo. Até lá teremos programas de rádio e TV, debates e outras pesquisas. A avaliação do momento poderá mudar em favor de alguns e contra outros. De qualquer forma, é bom começar a pensar e decidir sobre o que é melhor para o Brasil e para o RS.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário