terça-feira, 29 de julho de 2014

Juro bancário

É o maior em mais de 3 anos


No mês passado, taxa média subiu para 43% ao ano, maior valor da série.
A taxa média de juros cobrada das famílias pelos bancos subiu pelo sexto mês seguido em junho, para 43% ao ano – e atingiu o maior patamar da série histórica do Banco Central, que começa em março de 2011. A alta aconteceu mesmo depois que o BC parou de elevar os juros básicos da economia, o que levou as instituições financeiras a pagarem juros menores para captar recursos no mercado.
Entre abril do ano passado e maio deste ano, o BC subiu a taxa de juros de 7,25% para 11% ano, um aumento de 3,75 pontos percentuais. Nesse período, a taxa de captação dos bancos, nas operações com pessoas físicas, subiu um pouco menos: 3 pontos percentuais, para 12% ao ano em maio de 2014.
Já as taxas de juros cobradas pelos bancos de seus clientes subiram bem mais: entre abril de 2013 e maio deste ano, essa taxa avançou 8,1 pontos percentuais, para 42,5% ao ano em maio. A taxa se refere aos recursos livres para pessoas físicas.
Em junho os juros bancários de pessoas físicas avançaram novamente, ao mesmo tempo em que houve queda da inadimplência nas operações com pessoas físicas e também da taxa de captação (ou seja, quanto as instituições pagam pelos recursos no mercado) para 11,7% ao ano nas operações com pessoas físicas.
'Spread bancário'
O aumento dos juros bancários com intensidade maior que a alta da taxa básica, e não repasse do corte da taxa de captação em junho, gerou o aumento do chamado spread bancário (diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram dos clientes).
O spread é composto pelo lucro dos bancos, pela taxa de inadimplência, por custos administrativos, pelos depósitos compulsórios e pelos tributos cobrados pelo governo federal, entre outros.

Em abril do ano passado, antes do início do processo de alta dos juros básicos da economia, o spread bancário nas operações com pessoas físicas estava em 25,4 pontos percentuais. Em junho deste ano, já estava em 31,3 pontos percentuais – o maior valor da série histórica do BC, que começa em março de 2011. (Com G1/conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário