quinta-feira, 24 de julho de 2014

Eleições 2014

Saúde: Tarso diz que prefeitos não querem mais recursos


O governador Tarso Genro (PT) candidato à reeleição esteve em Gravatai onde discursou para militantes do partido. Tarso disse que as prefeituras já não conseguem aplicar todos os recursos para a saúde que recebem.

“Hoje nós falamos com os prefeitos e eles nos dizem ‘não quero mais recursos para a saúde, o que eu tenho eu não estou conseguindo mais aplicar’. Isso acontece porque nós estamos distribuindo os recursos de maneira republicana, sem olhar para o partido do prefeito, e também porque chegamos ao objetivo histórico de investir 12% em saúde”, afirmou.

Famurs contesta Tarso


A Famurs contesta a afirmação do governador Tarso Genro de que os prefeitos "não querem mais recursos para a saúde". São insuficientes os repasses financeiros de todos os programas do Ministério da Saúde, cabendo às prefeituras bancar a maior parte dos valores restantes. Os municípios também carecem de investimentos do Estado em média e alta complexidade hospitalar, em assistência farmacêutica, na contratação de médicos especialistas para cidades do interior e no pagamento do Piso dos Agentes Comunitários, que depende de contrapartida estadual para se tornar realidade. Estudo do Tribunal de Contas (TCE) comprovou que as 497 prefeituras gaúchas destinam, em média, 21% dos seus orçamentos em saúde, mais do que os 15% exigidos por lei. Por outro lado, o governo do Estado descumpriu em 2013 a exigência de gastar 12% das receitas no setor, assim como a União, que sequer aprovou cota fixa de 10% do PIB, conforme solicita projeto de lei de iniciativa popular que recolheu duas milhões de assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário