segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cafezinho


Confira o resumo de informações de jornais e portais de notícias nesta manhã de segunda-feira




Fundos de pensão só atingem 17% da meta
A crise nos fundos de pensão das estatais acendeu um sinal de alerta na equipe econômica. De forma reservada, técnicos criticam os investimentos das entidades em ativos de retorno imprevisível e demorado. Em 2013, o desempenho dos fundos de pensão ficou muito abaixo da meta atuarial fixada para o sistema. De acordo com dados inéditos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), as entidades conseguiram uma rentabilidade média de 2,02% no ano passado, só 17,36% da meta fixada para o ano: 11,63%, que equivale à taxa de juros real de 5,75% ao ano, mais o INPC acumulado de 5,56%. (O Globo)

Documentário narra a maior rebelião da história do Estado
 Há 20 anos, em um gelado mês de julho e também em meio a uma Copa do Mundo, Porto Alegre parou na maior caçada policial já registrada na Capital. Liderados pelos assaltantes Dilonei Melara e Celestino Linn, 12 detentos renderam 24 funcionários no Hospital Penitenciário – hoje extinto – do Presídio Central e fugiram com dez deles, em três veículos, pelas ruas da cidade.
A rebelião começou às 15h30min do dia 7 de julho de 1994, uma quinta-feira, quando Fernando Rodolfo Dias, o Fernandinho, colocou uma arma na cabeça da telefonista Maria Alzira de Freitas e disse "é um motim, fica tranquila que estamos no comando", e só terminou na madrugada de sábado em uma cena cinematográfica: um táxi com apenados e reféns invadiu o saguão do Hotel Plaza São Rafael. (Clic RBS)

Petrobras está sob pressão para elevar produção
Com alto endividamento, sem capitalização ou reajuste de preços, a Petrobrás enfrenta seu momento de maior pressão por ganhos de produção, tida como a única saída para aliviar seu caixa. A meta repetida como um mantra dentro da empresa é crescer 7,5% neste ano. Passado cinco meses, contudo, a média não passa de 0,1% no período. Mantido o ritmo, a Petrobrás só alcançaria o volume projetado - e imprescindível para seu plano de negócios - em 2019. (Estadão)

Candidatos podem aderira à lista de espera do Sisu até hoje
Os candidatos a uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que não foram selecionados em nenhuma das chamadas têm até hoje (7) para aderir à lista de espera. A lista é para a primeira opção feita na hora da inscrição. A adesão é feita no site do Sisu. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 14.
Para aderir à lista, basta acessar o boletim pessoal no site do sistema e clicar no botão que confirma o interesse em participar. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula.(UOL)

Mercado reduz projeção de expansão do PIB para 1,07% em 2014
Pela sexta semana seguida, economistas de instituições financeiras reduziram suas previsões de expansão da economia brasileira neste ano, vendo queda ainda maior da indústria, mas ainda insuficientes para aliviarem a pressão sobre a inflação.
O Produto Interno Bruto (PIB) do País deve crescer apenas 1,07% em 2014, expansão inferior ao avanço de 1,10% previstos até então pela mediana dos especialistas consultados, mostrou a pesquisa semanal Focus do Banco Central nesta segunda-feira. (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário