terça-feira, 20 de maio de 2014

Bom Dia!

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!
Não sou advogado, embora tenha muitos familiares formados em Direito. Durante muitos anos trabalhei com advogados, entrevistados num programa que apresentei na televisão. Nada me fez um entendido no assunto, no máximo um curioso.
Assim como eu, muita gente deve estar perguntando se está certo mandar soltar todos os presos na Operação Lava Jato, incluindo o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ambos são acusados, com mais 10 pessoas, de lavagem de dinheiro, identidade fraudada, fraude na Petrobras, ocultação de provas e tráfico de drogas. Claro que estas acusações estão divididas entre os presos, ou melhor, entre os que foram soltos por ordem do ministro Teori Zavadscki, do STF.
Para o ministro, o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, teria extrapolado suas competências ao investigar o deputado André Vargas, que tem foro privilegiado. Teori entende que o juiz teria que ter remetido o inquérito ao STF, tão logo surgiram os indícios de envolvimento do parlamentar. Sérgio Moro enviou oficio ao ministro informando que não houve usurpação de poder, já que Vargas não foi investigado na operação. Ele também alertou para o risco de fuga do doleiro Youssef, alvo principal da Lava Jato.
 Tenho lido e ouvido declarações de juristas que concordam ou não com a decisão do ministro, tomada a partir da reclamação do advogado do ex-diretor da Petrobras. Entre outras, fico com a opinião de quem acha que levar para o STF a investigação e julgamento do deputado, tudo bem, mas liberar ou mandar soltar todos os envolvidos, parece uma posição que contraria, no mínimo, o bom senso. Principalmente quando a ação gira em torno de R$ 10 bilhões movimentados e que atingiram, como se apura, a Petrobras.
Enquanto isso, nós que não temos foro privilegiado, que suamos diariamente para ganhar nosso salário, infinitamente menor do que ganham os envolvidos, vamos vivendo e convivendo com este tipo de coisa. Enquanto o ministro Teori Zavascki manda soltar os acusados de um grande escândalo financeiro, os brasileiros honestos seguem torcendo para que um dia, como aconteceu com os investigados pela PF e MP, a liberdade abra as asas sobre nós.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário