quarta-feira, 19 de março de 2014

Bom Dia!

Estradas boas e sem cancelas!
Certamente todos lembram da promessa feita pelo candidato Tarso Genro durante a campanha para o governo do Estado. Tarso prometeu acabar com os pedágios e entregar estradas com qualidade para o Rio Grande do Sul. O atual governador aproveitou o fim das concessões privadas, esteve em algumas praças de pedágio abrindo cancelas e criou a EGR para administrar as praças comunitárias. Com o dinheiro arrecadado, Tarso pretendia  cumprir a outra parte da promessa, ou seja, melhorar a qualidade das estradas.
O governador não contava com a aprovação do projeto que estabelece tarifa única para quem passa pela mesma praça no mesmo dia. O projeto foi aprovado, o governador vetou e o veto foi derrubado na tarde de ontem por 29 votos a 18 na Assembleia Legislativa.  O faturamento político do governo fica, então, mortalmente prejudicado. O presidente da Assembléia vai promulgar o projeto e o governo do Estado vai recorrer à justiça alegando inconstitucionalidade.
Se for derrotado na justiça, o governador pode ver a EGR se transformar em empresa sem sentido. Tarso esperava que o fim dos pedágios privados rendesse muitos votos. A derrubada do veto e a péssima qualidade de algumas estradas, transformaram o sonho em pesadelo. Até a conservação das estradas administradas pelo Dnit, acaba caindo no colo do governo. O usuário cobra diretamente de quem prometeu e não está podendo cumprir. Além disso, o presidente da EGR já anunciou que, caso seja mantido o que determina o projeto aprovado, o preço das tarifas nos pedágios será aumentado. De alguma forma, vamos acabar, como sempre, pagando a conta.
A história, neste caso, acaba repetindo o que estamos cansados de saber; promessa de campanha, quase nunca é cumprida. Será que alguém vai cobrar de quem prometeu estradas boas e sem cancelas? Quem viver, verá!

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário