sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Bom Dia!

Vamos estar cancelando, senhor!
Se realmente acontecer, estaremos livres daquele irritante serviço de call center das operadoras de telefonia. Os serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga ou TV por assinatura, poderão ser cancelados diretamente pela Internet. A decisão consta do Regulamento geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações que foi aprovado pela Anatel. Mas calma, só depois de 120 dias, prazo para que as operadoras adotem as novas regras, estaremos livres do: “Um momentinho, senhor, que vamos estar transferindo sua ligação”.
Além disso, nos atendimentos por call centeer, quando a ligação cair, a operadora é obrigada a retornar para o consumidor. Caso não consiga, deve enviar mensagem de texto com o número de protocolo. Todas as conversas devem ser gravadas e armazenadas por, pelo mínimo, seis meses.
Tem mais. Sempre que o consumidor questionar alguma cobrança que julgar indevida ou exagerada, a operadora terá 30 dias para responder. Se não fizer, deverá corrigir automaticamente a fatura, caso ainda não tenha sido paga, ou devolver o valor em dobro. O consumidor terá três anos para questionar valores nas faturas.
Os preços cobrados pelas operadoras para cada tipo de serviço, deverão ser disponibilizados para os consumidores. Os créditos para celulares pré-pagos terão validade mínima de 30 dias.
Mesmo assim, é bom não esquecer que estamos no Brasil, onde sempre há um jeitinho para burlar o que a lei determina e não cumprir o que as regras mandam. Então, é bom ficar de olho no que vai ocorrer pois nem sempre o que está determinado é o que será feito.
Se tudo der certo, breve “poderemos estar ficando” livre das chatices das frases decoradas pelas (os) atendentes de call center. Pelo menos na área de telefonia. Vamos combinar que não é fácil ouvir: “Um momento, senhor, que vamos estar cancelando seu contrato”.
Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário