quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Maconha legal

EUA abrem primeiros “coffe shops” para venda

A venda de maconha com fins recreativos e sob licença começou no Colorado, nos Estados Unidos. Os primeiros "coffee shops" abriram nesta quinta-feira com a permissão da venda do produto. Dentro de seis meses, a comercialização será permitida também no estado de Washington. Uma lei aprovada em novembro prevê que os consumidores possam comprar até 28 gramas de maconha por vez, desde que tenham pelo menos 21 anos.

A lei é uma novidade no continente americano, onde até pouco tempo imperava uma combinação de proibição e repressão aos consumidores, além de um combate armado aos produtores e traficantes, sobretudo nas Américas Central e do Sul. Em maio, a Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um documento no qual incentiva a análise de uma eventual legalização da maconha como forma de luta contra o narcotráfico.

Mercado

Aqueles que plantam maconha comemoram a medida e desejam mostrar o caminho para outros estados, enquanto as autoridades aguardam a arrecadação de impostos com a nova atividade comercial.

O consumo de maconha com fins terapêuticos já é legal e está regulamentado em 19 estados do país. E na maioria destes, o consumo com fins recreativos não é considerado um delito. Mas Colorado e Washington deram um passo adiante com a implementação de um sistema no qual as autoridades locais supervisionarão o cultivo, a distribuição e o marketing da maconha, dando ao oeste americano um ar de Holanda com seus "coffee shops".

O mercado é gigantesco: segundo a empresa ArcView Market Research, as vendas legais de maconha aumentarão 64% entre 2013 e 2014, passando de 1,4 bilhão a 2,34 bilhões de dólares. No Colorado, as autoridades concederam licenças a 348 lojas, enquanto o estado de Washington recebeu 3.746 pedidos de licença, sendo 867 para lojas, segundo o jornal Seattle Times. (France Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário