sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Lei seca e alta de custos

Cerveja sobe mais em restaurantes e bares
Cena comum em dias de calor intenso como o das últimas semanas: bares cheios de consumidores sedentos por uma cerveja gelada. O tradicional programa de verão do brasileiro, porém, tem se tornado cada vez mais caro.
Em 2013, pelo terceiro ano consecutivo, o preço da cerveja subiu acima da inflação. O IBGE divulga hoje o índice oficial do ano passado, mas os dados até novembro mostram que a inflação da cerveja foi quase o dobro da geral.
Enquanto o IPCA avançou 4,9% até novembro, a cerveja subiu 8,9%. Nos bares e nos restaurantes, a alta foi mais significativa, de 9,7%, invertendo a tendência dos dois últimos anos, quando a bebida subiu mais nos supermercados do que nesses locais.
"Há dois anos, uma garrafa de cerveja no bar estava na faixa de R$ 5. Agora, está sempre acima de R$ 8 ou R$ 9. É um aumento de quase 100%", observa o microempresário Marcos Cruz, 33..
A Ambev, que tem participação de mercado de aproximadamente 70%, afirma ter elevado os preços entre 5,5% e 6% no ano passado. Fora do lar, o preço da cerveja subiu quase 10% até novembro.
"Em 2013, nossa política de preços foi em linha com a inflação, em razão da decisão do governo de não fazer o aumento de imposto que era previsto para outubro", diz Nelson Jamel, diretor financeiro.
A queda no consumo também motivou a decisão da empresa, que agora tenta convencer o varejo a não aumentar os preços com a esperada retomada da demanda, motivada pelo calor.
Em dezembro, a Ambev lançou uma campanha em 500 mil pontos de venda no país, motivando-os a não promover reajustes durante o verão. "Achamos que era importante mostrar ao varejo que o aumento de receita pode vir pelo maior volume, e não por preço. É uma forma de reativar a indústria", diz.
Segundo a empresa, a adesão à campanha foi total.

Para 2014, a expectativa é de maior consumo, devido a temperaturas mais altas e à Copa do Mundo. "Devemos ter um mês de consumo de verão no inverno", diz Jamel.(Com Folha/Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário