segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Comentário

O PDT e o seu principal prefeito
André Machado*
Curiosa a convicção do ex-presidente da Câmara Municipal, Thiago Duarte (PDT), em relação à CPI da Saúde. Conforme matéria do jornalista Guilherme Darros publicada na última sexta-feira pelo Jornal do Comércio, Dr. Thiago apenas não assinaria o pedido se o prefeito José Fortunati afastasse o atual secretário Municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli. O secretário é filiado ao PTB. Thiago e Fortunati são colegas de partido e o vereador nunca escondeu o seu desejo de ocupar o cargo, só que a ideia não passa pela cabeça do prefeito. Casartelli é homem de confiança do prefeito e só sai se quiser.
Mas que convicção é esta que muda de acordo com o vento? Se acredita que tenha o que ser investigado que assine o pedido de CPI. Hoje o JC volta ao assunto e mostra as dificuldades que o prefeito tem na base aliada na Câmara. Só que a maior parte dos problemas vêm do próprio partido do prefeito.
Dr Thiago teve uma vitória partidária sobre o prefeito ao conseguir que as dez zonais do PDT assinassem uma carta – referendada pelo presidente Municipal Vieira da Cunha – solicitando a saída de Casartelli. É só um episódio a mais na lista de problemas que a sigla cria ao seu mais importante prefeito no Rio Grande do Sul. O PDT nunca percebeu a possibilidade de reerguer-se a partir da gestão de Porto Alegre. O natural seria que a candidatura de Vieira da Cunha ao Piratini defendesse a gestão Fortunati. É rara uma declaração de um deputado do partido a favor do prefeito.
Os problemas de Fortunati com o PDT na Câmara Municipal começaram ainda no mandato anterior com as brigas na tribuna entre a atual deputada Juliana Brizola e o vereador Mauro Zacher, hoje secretário de Obras e Viação. O ano de 2013 foi talvez o mais difícil da vida de Fortunati como político. A gestão enfrentou vários problemas, as obras na cidade não andaram e muito do prometido na campanha eleitoral para a Copa de 2014 sequer sairá do papel. Qual partido foi solidário ao prefeito? Aos amigos mais próximos ele nomina: o PSB (que apoiou Manuela).
*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário