terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bom Dia!

Juros de 700% no cartão de crédito

Sou um cara solidário. Sou daqueles que divide problemas e soluções e que entende que os privilégios estão reservados para poucos, para quem tem como ser diferenciado. Falo isso para dizer que compartilho com a maioria da população que está em Porto Alegre, o sofrimento com o calor intenso que transforma nossa cidade num verdadeiro forno, daqueles com altíssima temperatura. Como não sou o único, não vou falar no calor que complica a vida, o trabalho e o sono de todos nós. Sofro junto.

Mas não sei se a informação dos jornais de hoje não é muito mais quente do que a temperatura que estamos sentindo. Fiquei sabendo que a taxa do crédito rotativo no Brasil alcança em média 280% ao ano, ou seja, o juro no cartão de crédito aqui é o maior das Américas, superando em seis vezes a taxa média cobrada no Peru, segundo colocado.
E tem mais. Conforme a empresa que fez a pesquisa, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas, foram encontrados juros de 700%. Um pouco mais e os índices atingirão 1.000%.
Se bem que o Banco Central diz que obriga as empresas a comunicar aos clientes sobre o juro cobrado, mas não estabelece teto. Já a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor afirma que nenhum órgão regulador “tem poder para controlar o juro determinado pelo mercado”. Cabe ao usuário, conforme a SNDC, trocar de companhia caso considere o valor elevado.

Assim como fiz no começo deste comentário, vou sugerir a todos os que estão lendo, que pensem bem antes de tomar alguma medida contra os cartões de crédito e seus juros de, no mínimo, 280%. Todos correm o risco de, em não suportando tais valores, serem obrigados a usar o cheque especial. Se bem que, neste caso, o custo fica em apenas 256,33%.

E querem que a gente acredite que este é um país sério, com uma economia estável e em pleno desenvolvimento. Se bem que para os que recebem aquelas Bolsas criadas pelo PT, deve estar muito bom. Provavelmente nunca pagarão os juros astronômicos do cartão de crédito.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário