quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Bom Dia!

A obrigação de vencer
Aprendi com meu pai, que era militar e acabou nos passando uma educação rígida, séria e onde o respeito viesse em primeiro lugar, que deveríamos sempre ter um objetivo em todas as atividades. A busca pela vitória, pelo sucesso naquilo a que estivéssemos determinados, deveria ser o norte, sem nunca esquecer que a disputa, quando houvesse, deveria ser limpa e clara.
Lembrei muito disso ao ler e ouvir o noticiário de hoje sobre a derrota do Atlético Mineiro diante do Raja Casablanca, do Marrocos, no Mundial de Clubes. As notícias dizem que o time marroquino jogou muito melhor durante todo o tempo, saiu na frente, o Atlético empatou e o Raja fez mais dois, vencendo ao natural. Aliás, normalmente é assim no futebol, ou seja, quem joga melhor acaba sendo vitorioso.
Mas o que mais me preocupou ao ouvir e ler as notícias, é que todos os comentários, de uma certa forma, menosprezam o time do Marrocos e classificam de surpreendente sua vitória. É como se o futebol fosse um jogo jogado e que o Atlético Mineiro, obrigatoriamente, devesse vencer ao Raja Casablanca. Isso me parece fruto de uma cultura esportiva de nossos jornalistas que não admitem que o futebol mundial evoluiu e que qualquer time que chegue a disputar um Mundial de Clubes, está apto a ganhar. Claro que as diferenças devem ser apontadas, principalmente quando são evidentes. No meu entendimento, por exemplo, o Bayern de Munique é uma equipe superior a qualquer uma das envolvidas no torneio. Mas isso não me dá o direito de menosprezar nenhuma.
A soberba, em certos casos, é a grande inimiga de times que se julgam superiores e acabam sucumbindo diante da vontade daqueles que consideram inferiores. O Raja Casablanca, ao vencer o Atlético Mineiro, mostrou que a vitória é o prêmio para quem luta por ela. Os marroquinos foram para campo para vencer, e venceram. Exatamente como fez o Mazembe, em 2010, ao derrotar o Internacional. Tanto naquele Mundial quanto neste. Inter e Atlético tinham a obrigação de vencer. Tinham? Parece que o Mazembe e o Raja Casablanca, então, não tinham. Mas venceram.

Fiquem com a proteção de Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário