quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Bom Dia!

A saúde, no Brasil, é uma vergonha!
O jornalista Políbio Braga, em seu blog, comentou um fato que mostra com
absoluta clareza o que vem ocorrendo com a questão da saúde no Brasil. É um total descalabro, sem qualquer tipo de fiscalização, ou com medidas paliativas que servem muito mais para efeito de propaganda do que para qualquer solução.
Pois o Políbio conta, com detalhes, que necessitou de uma consulta via Unimed, onde tem um plano Unimax, o top da empresa, com um dermatologista. Na ocasião, foi informado pela atendente que para este tipo de profissional, data vaga somente em março de 2014. Como precisava de um atendimento imediato, Políbio alegou que não poderia esperar e acabou perguntando se não haveria possibilidade de um atendimento pago. Diante disso, a gentil atendente informou que, para atendimento particular, a consulta seria marcada para 48 horas depois e que o preço seria de R$ 250. Deu, inclusive, o nome da médica.
Um conhecido meu, depois de esperar por mais de um ano para uma cirurgia ambulatorial, teve o atendimento marcado para dia 14, na Santa Casa. Chegou lá por volta de 7 horas e só saiu depois das 20. Terá que voltar para novo procedimento, mas só depois de janeiro, quando ficará sabendo quando será atendido. Pelo andar da carruagem, como é pelo SUS, no mínimo mais um ano de espera.
Existe alguma diferença entre um atendimento e outro? Claro que sim. O SUS é gratuito, e o Políbio deve pagar mais de mil reais por mês pelo plano da Unimed. Só são iguais, ele e o meu conhecido, na hora do agendamento de consultas. Se bem que no SUS é um pouco mais demorado. Não muito, é verdade.
Enquanto isso, o governo grita aos quatro ventos que o Brasil vai muito bem, que a questão da saúde está equacionada, que não existe miséria no Brasil, que o Bolsa Família resolveu tudo, que todos podem comprar carro, computador, celular, televisor e não sei mais o que.
Mas as pessoas seguem morrendo sem atendimento médico, por falta de recursos, e os que tem e podem pagar um plano caro, não conseguem agendar suas consultas antes de 3 ou 4 meses. Se isto não é miséria, não sei o que é, então! Se bem que para quem pode ser tratado no Sírio Libanês, as coisas são bem mais fáceis!
Decididamente, a questão da saúde no Brasil é uma vergonha!

Fiquem todos com Deus e tenham um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário