segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Notícias

Juiz do DF vai decidir sobre regime dos presos
O juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar de Vasconcelos, deve decidir nesta segunda-feira (18) qual regime de prisão deverá cumprir cada réu do mensalão preso no final da última semana. Na sexta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, havia determinado a prisão de 12 réus. Onze estão presos (o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, foi para a Itália). Entre os presos, estão o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e Marcos Valério, apontado como o operador do mensalão. Aqueles que o juiz entender que devem cumprir regime semiaberto, ficarão no Centro de Internação e Reeducação da Papuda. Os que ficarem no regime fechado, serão levados para uma outra ala do presídio.

Aumenta a inadimplência dos consumidores em outubro
De acordo com pesquisa da Serasa Experian, essa foi a primeira alta após quatro quedas consecutivas. A inadimplência ficou 3,7% maior na comparação com setembro. Fatores sazonais, como o Dia da Criança e o maior número de dias úteis em relação a setembro, influenciaram o resultado.

Rússia analisa se prisão de brasileira será prorrogada
Vários dos integrantes do grupo de ativistas do Greenpeace detidos na Rússia foram levados para audiências em São Petersburgo, para que a Justiça possa decidir se terão suas prisões prorrogadas. Segundo a Reuters, promotores pediram que a detenção provisória das 30 pessoas de várias nacionalidades fosse estendida, sob a alegação de que podem sair do país caso sejam soltas. Os ativistas, entre eles a bióloga brasileia Ana Paula Maciel, são acusados de vandalismo por terem feito uma manifestação em uma plataforma de petróleo no Ártico.

Presos tomam banho frio e comem com colher de plástico
Banho frio, beliche com colchão de espuma e almoço servido em marmitex de alumínio e colher de plástico.
Essas são as condições da cadeia provisória em que estão os condenados no julgamento do mensalão que já começaram a cumprir pena.
Desde anteontem, os ex-integrantes da cúpula petista José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares e outros seis réus homens, entre eles o empresário Marcos Valério, estão num pequeno prédio sob controle da Polícia Federal dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.
Já a banqueira Kátia Rabello e Simone Vasconcellos, ex-funcionária de Valério, ficaram em unidade da PF no centro de Brasília. Todos aguardam a definição da Justiça sobre os locais definitivos onde cumprirão pena.

Desmatamento na Amazônia aumenta 28% em um ano
Os dados são do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites, o Prodes, e do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais. Os números são equivalentes ao período de agosto de 2012 a julho de 2013 e mostram que a área desmatada chegou a 5.843 quilômetros quadrados.

Dirceu está altivo e lúcido, diz advogado
O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, fez uma visita ao ex-ministro José Dirceu no complexo penitenciário da Papuda nesta segunda-feira e disse que ele está "altivo, lúcido e conversando sobre tudo".
Kakay, que defendeu o publicitário Duda Mendonça no mensalão, foi ao presídio a pedido do advogado de Dirceu, José Luís Oliveira Lima, que não está em Brasília.
Segundo Kakay ele repassou a Dirceu algumas informações a pedido de Lima sobre os pedidos que a defesa fará à Justiça nos próximos dias para garantir o correto cumprimento da pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário