terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bom Dia!

Brasileiro reclama de tudo!
Escutando o rádio, hoje pela manhã, ouvi diversos repórteres escalados para acompanhar as mudanças que a prefeitura fez no trânsito das avenidas Nonoai, Teresópolis e Cavalhada. Havia um repórter viajando num ônibus da Linha Rápida Belém Novo, um de carro e outro acompanhando, acho que da rua, as mudanças. Como moro na Glória, desde às 7 horas estava ouvindo o barulho de um helicóptero acompanhando tudo.
Fiquei impressionado com os relatos dos jornalistas. Todos, indistintamente e sem atentar para o fato de que o corredor foi criado faz uma semana, reclamando de que estava tudo trancado, que o ônibus estava demorando mais do que o normal, que as pessoas mostravam insatisfação, e por ai vai.
Em nenhum momento ouvi um comentário sobre a possibilidade de tudo se arrumar nos próximos dias com a população assimilando as mudanças. Parece que tudo tem que funcionar como um relógio desde o primeiro minuto. E tem mais, as pessoas pensam exclusivamente nos seus interesses pessoais. Quem sai de casa quer ônibus na porta, lugar para sentar e trânsito livre para chegar no horário desejado.
A maioria, lamentavelmente, esquece que a cidade está com muitas obras que influem diretamente no trânsito, mas que ficarão como legado para uma melhor circulação e bem estar de todos nos próximos anos.
Fico pensando no que vai acontecer quando começarem as obras do metrô. Faz mais de vinte anos que ouço e leio as pessoas exigindo o metrô, mas sei que, quando as obras começarem, começarão também as reclamações de que estão atrapalhando a vida das pessoas. Se o resultado não for imediato, não serve. É como aquelas pessoas que pedem o asfaltamento das ruas onde moram e, quando as obras começam, reclamam pela falta de acesso a suas garagens ou do barulho das máquinas trabalhando.
Não estou querendo generalizar nem julgar o direito que todos temos de reclamar. Estou, simplesmente, tentando entender o quanto as pessoas são imediatistas e querem tudo resolvido de uma hora para outra. Ouvindo o rádio, hoje pela manhã, me dei conta de que o brasileiro reclama de tudo.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário