quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bom Dia!

Parece mentira!
Depois de seis anos, quando aceitou a denúncia do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu  determinar a prisão imediata dos condenados por participação naquele que foi considerado o maior escândalo político do Brasil. Pelo que ficou decidido ontem (13) o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério devem ser presos nos próximos dias.
Todos cumprirão penas a que foram condenados, exceção daquelas questionadas nos embargos infringentes. Como terão novo julgamento sobre formação de quadrilha, Dirceu, Genoíno e Delúbio, cumprirão penas em regime semiaberto. Caso venham a ser condenados por formação de quadrilha, passarão para o regime fechado.
A decisão de ontem derruba a tese de que os principais envolvidos no mensalão somente seriam presos em 2014, ano eleitoral. Aliás, comenta-se que o próprio Partido dos Trabalhadores teria manifestado interesse em que as coisas fossem decididas agora, evitando a coincidência com a campanha eleitoral.
O que parece definitivamente sepultada é a teoria petista, ardentemente defendida por Lula e militantes, de que o mensalão não existiu, que teria sido fruto de armação de inimigos do partido, principalmente da imprensa. Condenados e presos, os mensaleiros são a prova de que o escândalo aconteceu e que foi articulado e comandado pelas principais figuras do partido na época.
De qualquer forma, pelo menos no meu entendimento, permanece alguma coisa como se tudo o que está acontecendo não seja exatamente o que interessa ao PT. O que o Brasil inteiro, ou quase, espera há tantos anos, é ver os figurões atrás das grades, o que parece somente vai ocorrer em relação aos peixes miúdos e sem vinculação partidária. A não ser, é claro, que Marcos Valério, condenado a 40 anos de prisão, resolva abrir a boca e contar o que ainda não contou. Até lá, pelo menos eu, vou ficar com a impressão de que as coisas estão incompletas, que parece mentira.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário