A força do interior gaúcho
A mais antiga agência de publicidade gaúcha
em atividade está sediada no interior do Estado, o jornal diário e a emissora
de rádio também. A comunicação feita fora de Porto Alegre atinge a maioria da
população. Esta realidade é a principal pauta, tanto na parte de jornalismo
quanto na de propaganda, da edição 148 da revista Press Advertising.
Pela Press, o entrevistado é o Ary dos Santos,
presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado
(SindiRádios). Além de defender a ideia que rádio deve servir à comunidade, ele
fala sobre o programa Voz do Brasil, critica as emissoras comunitárias ilegais
e conta algumas histórias da radiodifusão do RS.
A edição tem ainda depoimentos do presidente
da Federação Nacional de Jornais e Revistas, André Jungblut, que é diretor do
Grupo Gazeta do Sul, e do presidente da Agert (Associação Gaúcha das Emissoras
de Rádio e Televisão, Alexandre Gadret.
O entrevistado da Advertising é Pedro Schneider, que há 50 anos
fundou a News PS, agência de publicidade mais antiga do Rio Grande do Sul em
atividade, que já teve grandes marcas no portfólio, como Piá e Santa Clara, e
hoje, como muitas agências, optou por uma estrutura mais enxuta. Ele
surpreende, e diz que o CENP é totalmente ineficiente.
A edição mostra que a maioria dos jornais e
rádios do interior optou por fazer jornalismo local, o grupo Sinos, de Novo
Hamburgo é case nacional de assinaturas, e as agências de publicidade seguem
receita semelhante, mas não exatamente. Isto é, ir além da região, colocar
sucursal em Porto Alegre e fora do Estado, não só está nos planos como já é
realidade para algumas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário