quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bom Dia!

A Copa do Mundo é irreversível
Participei de dois dias de trabalho no Beira Rio, acompanhando, se bem que de longe muitas vezes, as reuniões que aconteceram em mais uma visita de monitoramento da FIFA ao estádio da Copa. O ponto destacado foi a presença do Secretário Geral da entidade, Jérôme Valcke que participou de uma entrevista coletiva, sendo questionado por jornalistas, inclusive, de veículos internacionais.
Valcke foi claro em alguns aspectos e que dizem de interesses bem próximos de todos. Falou, por exemplo, que a questão de doze cidades terem sido escolhidas como sede dos jogos, foi uma exigência do ex-presidente Lula. Isso, segundo o secretário, multiplica o número de problemas. Obras de mobilidade urbana, construção ou reforma de estádios, são mais difíceis quando o número de cidades aumenta. Jérôme Valke disse que, a partir do exemplo brasileiro, vai sugerir que os próximos mundiais sejam avalizados pelos parlamentos dos países candidatos. Ele também admitiu que, por tudo o que tem visto, a FIFA terá que conviver com alguns improvisos e projetos não concluídos.
Uma coisa, no entanto, ficou claro para todos os participantes dos encontros que aconteceram durante a segunda e a terça-feira, no Beira Rio: a Copa do Mundo é uma questão irreversível e que trará benefícios para o Brasil. Tanto na questão da visita de milhares de turistas que certamente movimentarão o comércio durante a Copa, como na questão das obras de mobilidade urbana que ficarão como legado para as cidades sede.
O que é preciso é que a população fique atenta, fiscalize o que está sendo feito, mas não se deixe levar pela influência de alguns que insistem em misturar obras necessárias para a Copa com obras que estão sendo realizadas para aproveitar os financiamentos liberados em função do torneio mundial. O certo é que as obras que atingem o entorno do Beira Rio, e que influirão diretamente na mobilidade do público, estas estarão prontas até o começo do mundial. As demais poderão demorar mais um pouco, mas completarão o quadro pintado para a Copa do Mundo de 2014. Está mais do que na hora de se admitir que a Copa do Mundo é irreversível.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário