quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bom Dia!

Biografia: autorizada ou não?
Faz dias que venho lendo comentários sobre a questão da necessidade de autorização, ou não para publicação de biografias. Existem os que defendem a necessidade de que o biografado autorize e os que defendem a liberdade de expressão, ou de imprensa.
Esperando não ser considerado metido, vou dar minha opinião sobre o assunto.
Li e ouvi muitos argumentos daqueles que defendem a publicação de qualquer biografia sem autorização do biografado. Alegam os biógrafos que estas pessoas, em sua maioria, são públicas e que suas histórias devem ser do conhecimento de todos. Para estes, na palavra de seus advogados, tudo o que diz respeito ao Roberto Carlos, por exemplo, deve ser do conhecimento de todos.
Na minha opinião, não é bem assim. Se existe a liberdade de expressão, também existe o direito e a defesa da intimidade de cada cidadão. Mesmo uma pessoa pública, merece ter partes de sua vida respeitadas e resguardadas. Depois, quem escreve uma biografia sem autorização do biografado, revelando algo íntimo, na minha opinião, está procurando o sensacionalismo que, no final, acaba se revertendo em sucesso de vendas. E buscam exatamente o lado mais íntimo das celebridades para divulgar aquilo que querem vender. É muito mais fácil vender um livro mostrando a intimidade de alguém, do que um que trate com seriedade a vida das personalidades.
Se algum biógrafo pretende entregar ao público um trabalho sério, deveria ser o primeiro a pedir que o biografado autorizasse sua publicação, ressalvando o direito de permitir ou não determinados assuntos.
Sou jornalista faz mais de cinquenta anos e defendi durante toda a minha vida a liberdade de expressão. Mesmo assim, não me julgo no direito de sair contando intimidades das pessoas sob a alegação de que a liberdade de imprensa me permite fazê-lo.  Assim como defendo meus direitos, luto pelos direitos dos outros. Afinal, a minha liberdade acaba onde começa a sua.
Mas esta é a minha opinião e que, certamente, contraria a de muitos dos leitores e principalmente de biógrafos de plantão. Posso até estar enganado, mas é o que penso.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário