quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bom Dia!

Impunidade! Até quando?
As redes sociais, a partir do voto do ministro Celso de Mello, despejaram mensagens e fotos lamentando o acolhimento dos embargos infringentes, decisão que pode levar mensaleiros condenados por formação de quadrilha para o regime semiaberto ou até mesmo a absolvição. Tudo se o julgamento não se prolongar, correndo o risco de prescrição das penas.
A verdade é que a decisão de ontem traz a uma grande parte dos brasileiros, uma sensação de desalento, uma tristeza e um sentimento de impunidade. A sociedade, em sua maioria, esperava que os envolvidos e condenados fossem para a cadeia, como corruptos e ladrões comuns. Não foram e, quem sabe, jamais irão, pelo menos neste processo. É tudo como se fosse um filme com um enredo que parecia diferente, desta vez, mas que acabou com um final bem previsível. Os peixes pequenos irão para a cadeia, já os grandões, os tubarões, estes estão rindo da ingenuidade de todos nós que, mais uma vez, acreditamos que a justiça seria superior aos interesses políticos e pessoais. Não foi.
Ao ler os jornais de hoje, me dou conta de que alguma coisa diferente foi plantada e está crescendo, assustadoramente, no Brasil. Tenho falado em ditadura silenciosa, mas já estou admitindo que ela é bem mais ruidosa do que parece. Já não há mais muito cuidado em esconder ou fantasiar aquilo que pretendem. Há uma nova lei, uma nova autoridade que, na realidade, estão muito acima da lei e de qualquer autoridade que não seja a dos detentores do poder. A Constituição existe apenas para atender aos interesses governamentais e políticos. O cidadão está submetido ao que for determinado por quem manda. Além dos chamados “projetos sociais”, mantidos com o dinheiro da gente e que garantem votos aos que precisam deles para seguir mandando, nada mais é feito no Brasil. Alguém pode mencionar uma grande obra, um grande projeto que beneficie aos brasileiros como um todo? Investimentos em estradas, em hospitais, em educação, em segurança, todos estão em segundo plano, ou terceiro, quem sabe. Enquanto isso, a propaganda oficial nos diz que o Brasil está maravilhoso, que tudo vai de vento em popa, que nunca foi tão bom como agora, que os médicos cubanos vieram para solucionar a questão da saúde e que as estradas, portos e aeroportos serão concedidos, uma forma nova de falar em privatização.
Quem se considerar prejudicado, que entre com embargos infringentes. Enquanto isso, vamos seguir convivendo, com sempre, com uma total impunidade.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário