terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bom Dia!

Manchetes que se repetem
Faz muitos anos que leio, todos os dias, as manchetes de diversos jornais brasileiros. Nos de Porto Alegre, dou uma lida mais atenta e me preocupo com as notícias mais importantes. É um hábito diário e que seguidamente surpreende pela repetição de manchetes e declarações. Hoje não foi diferente.
Ao ler o Correio do Povo, por exemplo, fico sabendo que a presidente Dilma declarou que garante a ponte do Guaíba e que o caso do metrô é mais complicado.
Sobre a ponte, sem medo de errar, digo que sempre que vem a Porto Alegre a presidente trata do assunto ponte e faz as mesmas promessas. Agora vai, ficamos pensando todos. Mas não vai, e a duplicação da ponte fica para ser anunciada na próxima visita de Dilma.
Quanto ao metrô, lembro da campanha em que a ministra Maria do Rosário foi candidata a Prefeitura de Porto Alegre. Naquela época, ela disse muitas e muitas vezes que o dinheiro para o metrô já estava liberado e que, sendo eleita, ela teria mais facilidade junto ao governo, que já era do seu partido, de liberar o valor necessário para a implantação do metrô na Capital.
Agora, a presidente, que já deve ter prometido a mesma coisa que sua ministra, declara que “a vida está dura para todo mundo e não temos condições de garantir fundo perdido para tantos projetos que surgem”. Mais claro impossível. Um dia, que não sei quando, teremos metrô em Porto Alegre.
Resumindo, duas questões tratadas em todas as visitas da presidente, seguem como promessas e sem solução. A ponte está garantida, só não se sabe para quando. Quanto ao metrô, bem, este é mais difícil.
Na ZH, a repetição de uma manchete lamentavelmente frequente; mais um ataque que termina com várias mortes nos Estados Unidos. Agora foi a vez do Comando dos Sistemas Navais dos EUA. Um reservista da marinha entrou no complexo de alta segurança com um rifle de assalto, uma escopeta e uma pistola automática, matou 12 pessoas e foi morto pelos policiais americanos. Uma manchete que repete vários acontecimentos idênticos.
Não vai passar muito tempo e, certamente, teremos a repetição das mesmas matérias de hoje, com palavras diferentes, mas tratando do mesmo assunto. Muda a redação, mas as manchetes se repetem.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário