quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dossiê

De agredidos e agressores!
Uma vereadora de Porto Alegre, entregou ao Ministério Público, um dossiê sobre supostos abusos cometidos pela BM durante as manifestações contra o aumento da passagem e pelo passe livre. 
Gostaria muito de ter lido o dossiê para saber se, nele, estão apenas os fatos ocorridos quando dos confrontos entre manifestantes e BM, mostrando somente o que fez a Brigada Militar, ou se no dossiê estão todas as agressões acontecidas? 
Imagino que, se o movimento realmente fosse pacífico, não haveria agressão de nenhum lado. Confronto, na minha opinião, começa quando alguém extrapola o direito de manifestação e é contido pela força policial, no caso. 
Até admito que possa ter havido agressão mais forte e que não se justificam, mas que devem ter ocorrido depois que alguém tentou, por exemplo, depredar o prédio da prefeitura quebrando vidros, pichando e jogando pedras nos guardas municipais. Depois que alguém quebrou as portas de vidro e vitrines de bancos e estabelecimentos comerciais. Depois que começaram os saques contra bancos e lojas. Depois que apedrejaram e queimaram ônibus, que incendiaram diversos containers de lixo. Só um ataque de loucura, justificaria que alguém agredisse um manifestante pacifico
Gostaria de ver, no dossiê, se a atenta vereadora, denunciou o ataque covarde contra um brigadiano, salvo de linchamento quando seus companheiros chegaram ao local. Será que no dossiê existem fotos do grupo de manifestantes pelados, do fotógrafo sendo agredido e das depredações ocorridas na Câmara Municipal? 
Denunciar, mostrando apenas um lado da questão, vereadora, é tão fácil quanto defender a redução do custo da tarifa e o passe livre, sem informar de onde sairá o dinheiro para cobrir este custo.A senhora, que ganha salário para, entre outras coisas, defender os estudantes, sabe que num regime capitalista como o nosso, é difícil abrir mão daquilo que se recebe, para subsidiar alguma coisa
Meu temor, vereadora, é que, cansados de tanto dossiê, tanto discurso, tanta promessa,  os agressores se transformem em agredidos, e vice versa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário