domingo, 25 de agosto de 2013

Cheias no RS

Mais de 2.300 desabrigados

Foto: Denoli Gräff/CP
Chega a 2.361 o número de atingidos pelos estragos da chuva no Rio Grande do Sul. O balanço foi divulgado na tarde deste domingo, em entrevista concedida pela Defesa Civil do Estado, na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari. Deste total, 1.570 estão desabrigados e outros 791 desalojados, em função das cheias dos rios e devido às chuvas que atingem o Estado há três dias. O órgão reforçou a necessidade de as prefeituras reforçarem o auxílio para as pessoas afetadas.

Como o mau tempo deve persistir no início desta semana, o coronel Paulo Roberto Locatelli Gandin, subchefe da Defesa Civil no Estado, alerta que o total de afetados pode aumentar ainda neste domingo. “Durante a noite, muitos rios ainda estão aumentando (nível das águas) e este número (afetados) pode subir durante a madrugada e, por isso, estamos em situação de alerta até quarta-feira”, salientou.

Conforme a Defesa Civil, a situação mais preocupante envolve o rio Taquari, que já subiu 10 metros acima do nível normal, chegando a 23 metros. 
Alertas também foram estendidos para os rios Caí, Sinos e Paranhana.


As cidades mais afetadas na Região Metropolitana são: Porto Alegre, Rolante, Igrejinha, Parobé, Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Montenegro e Bom Princípio. Já na região do Vale do Taquari, os municípios com o maior número de atingidos são Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul e Encantado.(Com CP online/conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário