terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bom Dia!

Um grande negócio!
Sai de casa bem cedo, hoje, para procurar um cartório, já que precisava da segunda via de um documento. Enfrentei um trânsito complicado e, quando cheguei ao cartório, fiquei sabendo que o expediente começava às 9 horas. Fiquei esperando, é claro, pois precisava do documento. Ao solicitar a segunda via fui informado que deveria pagar R$ 23 e que demoraria, no máximo, 30 minutos para que ficasse pronta. Aproveitei, então, para fazer algumas perguntas sobre outras providências que preciso tomar, todas dependentes de serviços de cartório. Uma Certidão de Nascimento, por exemplo, agora só tem validade por 30 dias, ou seja, se eu precisar de uma agora e, em outubro necessitar uma nova, terei que solicitar e, evidentemente, pagar. Como meu registro de nascimento foi feito em São Gabriel, imaginem o transtorno e a despesa cada vez que preciso de uma Certidão.
Fui informado pela atendente do cartório que, para averbar um divórcio, preciso ir ao Tabelionato, acompanhado de advogado e pagar mais de R$ 100. Feito isso, devo voltar ao cartório, com a devida Certidão de Nascimento e pagar mais R$ 130 para consolidar a situação. Se eu desejar casar novamente, daí então a despesa é muito maior.
Fiz as contas, assim por cima, e conclui que, para fazer tudo dentro da lei, precisaria dispor de mais ou menos R$ 500,00.
Sai de lá convicto de que ser dono de cartório deve ser um dos melhores negócios do mundo. A gente nasce e se registra uma única vez, mas se precisar de uma nova certidão, vai ter que pedir uma a cada 30 dias e, é claro, pagar muito bem ao cartório. Isso sem falar em registro e reconhecimento de firma, carimbo disso, carimbo daquilo, tudo custando os olhos da cara. Só para obter a segunda via de um documento que está lá, arquivado, precisei dispor de R$ 23. E se for lá amanhã, terei que pagar novamente para obter outra via. Não é um absurdo?
Decididamente, Cartório é um grande negócio!

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário