sábado, 24 de agosto de 2013

Bom Dia

O efeito dos protestos
Sempre fui favorável às manifestações públicas desde que, é claro, não interfiram na liberdade que cada um tem de pensar e agir diferente. Os protestos, na minha opinião, devem ser pacíficos e objetivos. Quando descambam para a violência, para a depredação, para o vandalismo, perdem todo o seu objetivo. Da mesma forma, quando interferem violentamente no direito de ir e vir do cidadão, acabam provocando  mais contrariedade nas pessoas, do que recebendo adesões.
Estive no Rio de Janeiro para participar de um seminário de comunicação, na FIFA, e senti o quanto as manifestações, por mais justas que sejam podem interferir na vida das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos. Para que tenham uma ideia, para percorrer  o trajeto entre o Aeroporto Santos Dumont e o hotel onde fiquei, na Barra da Tijuca, demorei uma hora e meia, o mesmo tempo que o avião levou de Porto Alegre ao Rio. Na volta, mesmo em horário diferente, demoramos cerca de 10 minutos a menos, já que saímos do Riocentro, onde aconteceu o seminário.
Curioso por ver tanta tranqueira, ouvi do motorista que, nos dois casos, manifestações contra o governo de Sérgio Cabral, acabavam congestionando o trânsito em vários pontos da cidade.
Durante o seminário, vários representantes de cidades sede da Copa do Mundo, afirmaram que estavam temerosos que manifestações do tipo das que aconteceram durante a Copa das Confederações, se repitam em 2014. Todos sabem que, por ser ano de eleições, com a Copa acontecendo dois meses antes do pleito, é bem possível que os protestos se avolumem.
Ouvi atentamente os questionamentos e as explicações do pessoal do Comitê Organizador Local (COL) da FIFA, e conclui que alguma coisa deve ser feita para que a Copa do Mundo, que vai acontecer aqui por exclusiva vontade do governo brasileiro, não se transforme num palco de disputa política mostrando uma imagem negativa aos milhares de jornalistas e turistas que estarão aqui no ano que vem.
Prometo falar mais sobre o assunto que, por quase sete horas debatemos durante o Seminário de Comunicação da FIFA, no Rio.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário