quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Bom Dia!

Deve ser ótimo ser banqueiro!
A cada trimestre, somos literalmente bombardeados pela informação de que o lucro dos bancos, particulares e estatais, foi de bilhões de reais. O Banco do Brasil, por exemplo, no último trimestre bateu todos os recordes obtendo o maior lucro da história, incluindo todos os bancos. A Caixa Econômica não fica muito atrás. Nem falo nos particulares que também atingem índices estratosféricos de lucros.
Hoje, nos principais jornais brasileiros, a notícia é de que as taxas bancárias subiram até 83% nos últimos cinco anos, ou seja, um aumento médio anual de 16,6%..
Comparando o aumento das taxas bancarias com a inflação dos últimos cinco anos, vamos verificar que, se as taxas subiram 83%, a inflação, contando-se até julho de 2013, foi de 27,2%, o que significa uma média anual de 5,44%.
Acho que, diante dos números apresentados, não seria necessário comentar o assunto. Mas é impossível ficar calado diante do que está muito claro. Diante de uma inflação de 5,4% ao ano, as taxas bancárias aumentaram 16,6%. Nos últimos cinco anos a inflação chegou aos 27,2%, e as taxas cobradas pelos bancos alcançou 83%, uma diferença de 56,8%.
Bom salientar que, neste mesmo período, o atendimento bancário ficou cada vez pior. Hoje é quase tudo automatizado e, sempre que precisamos sacar o nosso dinheiro, temos que pagar uma taxa ao banco. Mas, se precisarmos ir diretamente ao caixa, aí teremos que enfrentar filas enormes.
Então, sou obrigado a perguntar o que justifica um aumento deste porte na cobrança dos serviços bancários? Que país é este que permite lucros inacreditáveis aos bancos às custas do dinheiro miserável que o contribuinte recebe todos os meses. Hoje, qualquer cidadão é obrigado a ter uma conta bancaria para receber seu salário. E quando o salário da gente aumenta 5%, a taxa do banco sobe, no mínimo, o dobro.
Faz muito tempo que defendo a tese de que enquanto os bancos estiverem bem, ou muito bem como agora, com lucros inimagináveis, a gente só pode estar mal. Resumindo: se está bom para os banqueiros, não pode estar bom pra gente.
Sinceramente, não consigo imaginar como é, mas deve ser ótimo ser banqueiro no Brasil.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário