sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bom Dia!

Pacíficos e sem partido?
Foto: Agência RBS
Manifestantes voltaram às ruas no final da tarde de ontem, em Porto Alegre. Foram para frente da  prefeitura sob o pretexto de reivindicar passe livre no transporte coletivo. Depois, saíram pelas principais ruas do Centro, marchando em direção ao prédio onde reside o prefeito José Fortunati, na Praça da Matriz. Lá picharam e depredaram prédios antes de queimarem um boneco com o rosto do prefeito. Em volta da fogueira, um grupo de jovens manifestantes portando faixas e cartazes, pedindo a isenção da tarifa.
Um protesto que só se diferencia dos acontecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, pelo número de participantes. Enquanto lá são milhares, aqui não chegam a duzentos.
O que chama a atenção nestes protestos “pacíficos” é a fúria dos participantes contra determinadas autoridades e/ou partidos políticos. Em São Paulo, a manifestação em frente à prefeitura, foi tranquila, sem depredações e pichações. Bastou se dirigirem ao Palácio do Governo, para que o vandalismo começasse a imperar. Lembre-se que o prefeito, em São Paulo, é do PT e o governador do PSDB.
No Rio de Janeiro, toda a violência se concentra nas manifestações contra o governador Sérgio Cabral, do PMDB. Coincidentemente, com queima de bonecos, igual ao que foi feito aqui.
Ontem, em Porto Alegre, os manifestantes que só focam um determinado lado político partidário, portavam, entre faixas e cartazes, bandeiras vermelhas, um grande cartaz com a foto, ou desenho, do guerrilheiro comunista Carlos Marighela. Nas faixas, dizeres pedindo o passe livre e sugerindo que ele seja pago pelos ricos. Provavelmente também queiram que os ricos paguem a limpeza das pichações e recuperação do que foi depredado.
Depois que picharam boa parte da cidade, que quebraram bancos e lojas no centro e bairros, depois de ocuparem a Câmara Municipal, onde pousaram pelados para fotos de recordação, confesso que já não sei mais o que farão, daqui prá frente, os manifestantes pacíficos e sem partido. Mas acho que uma boa providência, seria assumirem o que estão fazendo, tirassem a máscara do rosto, direcionassem suas reivindicações apenas para o que realmente dizem que querem, e parassem com esta palhaçada de achar que a população já não entendeu exatamente o que querem e a quem representam.

Que Deus proteja a todos permitindo que tenhamos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário