quarta-feira, 10 de julho de 2013

Taxa Selic

Copom eleva juros para conter inflação

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumentou para 8,5% a taxa básica de juros (Selic) nesta quarta-feira, em decisão unânime, sem viés. O aumento de 0,50 ponto porcentual (p.p.) é o terceiro consecutivo em 2013. A trajetória de alta teve início em abril, quando a autoridade monetária subiu a Selic de 7,25% (mínima histórica) para 7,5%. A decisão não surpreendeu o mercado, que apostava de forma quase unânime no aumento de 0,50.
No comunicado que acompanhou a decisão, o BC reafirmou que a inflação constitui um risco para a economia. "O comitê avalia que a decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano".

ExpectativasA decisão não surpreende o mercado por duas razões. Primeiro, pelas indicações dadas pelos diretores do BC tanto na última ata do Copom quanto em entrevistas à imprensa. A autoridade monetária reconhece a persistência  inflacionária, mas não dá sinais de optar por altas bruscas, que fujam da estratégia de elevações de 0,25 e 0,50 pontos porcentuais. Em segundo lugar, há a intenção do órgão em reverter o descolamento das expectativas em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). "O Copom tem de usar a Selic para múltiplos objetivos. O primeiro é controlar a inflação, mas o segundo é controlar as expectativas. Nesse sentido, a comunicação é mais importante que a taxa Selic em si", afirma o economista André Perfeito, da Gradual Corretora. (Com Veja conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário