quarta-feira, 10 de julho de 2013

Greve Geral

Alguns setores param, outros não


A paralisação prevista para esta quinta-feira, dia 11, em todo o Brasil, provoca algumas dúvidas. Ainda não há uma definição sobre o que poderá funcionar, ou não, nos vários setores. Veja como estão as negociações e como ficam algumas atividades durante a paralisação.




Escolas
Públicas – O Centros dos Professores do Estado, classifica o dia como de “greve geral”. Já Secretaria Municipal de Educação orientou aos diretores a que decidam com suas comunidades escolares se terão aulas ou não. As escolas que decidirem não dar aulas, deverão comunicar à SMED e garantir a recuperação antes do final do ano. A Secretaria Estadual de Educação informa que as escolas que aderirem à paralisação deverão reorganizar seus calendários, integralizando o número de aulas e horas letivas mínimas.
Particulares – O Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) convocou os professores a aderirem a greve.. Para o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado, cada instituição deverá avaliar e decidir sobre o funcionamento ou não das escolas.

Transporte
Trens – O Trensurb deverá operar das 5h30min às 8h30min e das 17h30min às 20h30min.
Ônibus – Poderá haver interrupção dos serviços em razão da paralisação dos rodoviários em Porto Alegre e Região Metropolitana. No entanto, a ATP pretende garantir o serviço integralmente na Capital. Algumas empresas que atendem usuários de cidades da Grande Porto Alegre,pretendem trabalhar normalmente.
Caminhoneiros – Enquanto o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga considera o dia de amanhã como normal, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos orienta seus associados a ficarem em casa.
Estradas – Há previsão de bloqueios em algumas estradas. No entroncamento da BR-116 com BR-290 (freeway) está confirmado.
Aeroportos – Trabalhadores da aviação civil estão orientados por suas entidades de classe a participarem da paralisação.

Comércio
Lojas - Empresários do comércio da Capital estão orientados a abrirem seus estabelecimentos normalmente. Já o Sindicato dos Comerciários defende a participação de seus associados nos atos planejados pela Força Sindical.

Serviços
Bancos – A Federação dos Trabalhadores orientou os sindicatos de bancários a participar das manifestações. O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre informou que irá aderir às manifestações.
Bares e Restaurantes – Deverão operar normalmente

Correios – Não funcionarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário