sábado, 6 de julho de 2013

Bom Dia!

Como fica a disputa sem Simon?
O anúncio feito pelo senador Pedro Simon (PMDB) ao repórter da Globo News, Geneton Moraes Neto, de que está saindo da vida pública e não vai mais concorrer ao Senado, abre uma série de especulações sobre quem ocupará a vaga dele na disputa nas eleições do ano que vem.
Mesmo antes de Simon anunciar sua saída da corrida, alguns nomes já eram anunciados como possíveis candidatos. Tudo é claro, dependendo das composições partidárias que serão feitas.
Tanto aqui no RS, como no Planalto, o PMDB é aliado do governo. Mesmo assim, não se sabe se disputará a eleição para governador, por exemplo, com candidato próprio ou se apoiará alguém. Exatamente desta decisão é que as coisas podem começar a clarear em relação ao Senado. Mas candidatos existem.
Ibsen Pinheiro é um deles. O ex-presidente da Câmara, inclusive, já se colocou à disposição para disputar a vaga de Simon. É nome forte dentro do partido.
Germano Rigotto já disse várias vezes, que não pretende mais concorrer ao governo do Estado. Uma disputa pelo Senado não é totalmente descartada. Rigotto tem histórico eleitoral, já governou o Rio Grande e transita muito bem entre os peemedebistas.
O nome de José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul, de onde saiu consagrado, não pode ser esquecido. Contra ele, o fato de ser um nome regionalizado e que necessitaria de um trabalho muito forte entre os eleitores.
Mesmo com estes nomes, a escolha do candidato passa, necessariamente, pelas composições que o PMDB fará, ou não, para as eleições majoritárias de 2014.
De qualquer maneira, mesmo sendo cedo para se indicar o sucessor de Pedro Simon, a verdade é que o anúncio feito pelo líder de 84 anos e que, de certa forma, comandou o PMDB durante toda sua vida política, coloca muito tempero na sucessão para a vaga de Senador no ano que vem.

Que Deus proteja a todos, permitindo que tenham um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário