terça-feira, 18 de junho de 2013

Quem trouxe a Copa para o Brasil?
Desde o começo da Copa das Confederações, manifestantes ocupam espaços, principalmente em frente aos estádios, para protestarem contra os gastos com a realização da Copa do Mundo 2014. Nas redes sociais, o que mais se lê são comentários contra as despesas com estádios, enquanto falta investimento na área da saúde.
Ontem (17) o Brasil assistiu mais de 200 mil pessoas protestando em diversas capitais e em todas as manifestações um grito contra a Copa.
O que chama a atenção, pelo menos a minha, é que parece que tudo começou agora e que todos esqueceram que um dos maiores batalhadores pela vinda da Copa para o Brasil foi o então presidente Lula.
A pergunta que faço é por que ninguém lembra disso ou fala nele durante os protestos? Inclusive a imprensa, tão criticada pelo PT, faz qualquer menção sobre o fato. Se os manifestantes de hoje querem culpar alguém pela realização da Copa,  por que esquecem de gritar contra o mentor de tudo?
E o ex-presidente, que vibrou com a escolha do Brasil, diante de todos os protestos, por quais motivos silencia? Ele, tão falastrão, está completamente mudo.
Apenas para refrescar a memória dos que esquecem com facilidade, mostro uma matéria publicada no jornal Estado de São Paulo no dia 15 de junho de 2007, onde Lula declara todo o seu entusiasmo com a Copa 2014 no Brasil.

Lula: “O Brasil vai dar um show na Copa”

Ricardo Teixeira, Lula e Blatter em 2007
Na cerimônia de entrega das garantias governamentais à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da assinatura da declaração de apoio à realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em discurso, que, depois da realização dos Jogos Pan Americanos, em julho, o País estará credenciado para realizar outros eventos de maior envergadura.
Depois de salientar que as garantias para a realização da Copa estão dadas pelo governo federal, o presidente disse que "o Brasil não vai apenas dar um show dentro do campo, mas na elaboração e construção deste evento". De acordo com Lula, um evento como uma Copa do Mundo traz benefícios para o País, a partir do momento que se pleiteia que ele venha para cá.
O presidente lembrou que isso dinamiza a economia e desenvolve as regiões. Lula assegurou que, após o Pan, todo o esquema de segurança que está sendo montado ficará no Rio de Janeiro e se estenderá para os estados. Ele também disse que o Rio "terá o mais sofisticado sistema de inteligência e equipamentos de segurança".


Nenhum comentário:

Postar um comentário