segunda-feira, 3 de junho de 2013

As águas vão rolar....
Faltando pouco mais de um ano para as eleições, os bastidores se movimentam para decidir quem disputa o que em 2014. Teremos eleição para Presidente da República, Governador, Senador (uma vaga), deputados federais e estaduais.
Alguns quadros parecem definidos e não sofrerão mudanças, salvo tempestades de última hora. A presidente Dilma (PT), por exemplo, é candidatíssima à reeleição. Deve concorrer contra Aécio Neves (PSDB) e, tudo indica, Eduardo Campos (PSB). Não falo nos outros, literalmente menos votados.
Aqui, Tarso Genro (PT) buscará a reeleição e terá como adversários principais a senadora Ana Amélia (PP), Vieira da Cunha (PDT) e alguém do PMDB, que ainda deverá definir um nome. Em meio a tudo isso, entra a questão das alianças e apoios que podem não ser mantidas.
Os candidatos ao Senado é que tornam a coisa um pouco mais complicada. Não se sabe, por exemplo, se Pedro Simon concorrerá ou não. Eu acredito que sim. Paulo Paim tem mais quatro anos, o mesmo valendo para Ana Amélia. Resta saber quem enfrentará o candidato do PMDB e quem levará o apoio do PT, por exemplo.
Um nome que surge novamente é o do jornalista Lasier Martins, da RBS. Fontes bem informadas afirmam que ele sonha com o Senado, e só com ele. Resta saber por que sigla pretende concorrer.
Vou arriscar. Se o PDT confirmar a candidatura de Vieira da Cunha e não apoiar Tarso Genro, Lasier assina com o partido de Leonel Brizola para disputar a vaga. Mas, caso o PDT decida desistir da candidatura própria, apoiando o atual governador, Lasier pode assinar ficha com o PP e caminhar ao lado de Ana Amélia, jornalista como ele.

Parece que este é o quadro mais real em relação às eleições de 2014, mas como eu disse no título, muita coisa ainda pode acontecer. Até a definição total de candidatos, as águas vão rolar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário