sexta-feira, 19 de abril de 2013



Acórdão: Dirceu organizou e controlou o mensalão
O resumo acórdão do julgamento do mensalão divulgado nesta sexta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aponta o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceucomo o responsável pela "organização" e pelo "controle" do esquema ilícito de compra de apoio político do Congresso no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A Corte condenou Dirceu a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.
"A organização e o controle das atividades criminosas foram exercidos pelo então ministro-chefe da Casa Civil, responsável pela articulação política e pelas relações do Governo com os parlamentares", afirma o documento. A quadrilha atuou do final de 2002 até junho de 2005, quando o esquema foi revelado pelo presidente do PTB licenciado, Roberto Jefferson. Segundo a publicação, que resume as decisões dos ministros ao longo das 53 sessões do julgamento, ocorrido no ano passado, ocorreu um "conluio entre o organizador do esquema criminoso" e o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares. (Com VEJA online)

Postos de saúde abrem amanhã para vacinação contra a gripe

Postos de saúde em todo o país funcionam amanhã (20) para o dia de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos devem receber a dose.
A imunização começou no dia 15 de abril e segue até o dia 26. A meta da campanha é vacinar 32 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários, que incluem também a população carcerária.
O objetivo do dia de mobilização é facilitar o acesso de pessoas que trabalham e que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante o período comercial.

Maduro assume presidência da Venezuela
Nicolás Maduro vai assumir como presidente da Venezuela nesta sexta-feira (19), enquanto a autoridade eleitoral do país faz uma auditoria em todos os votos eletrônicos da eleição presidencial de domingo (14), a pedido da oposição, que se nega a reconhecer o resultado e classificou Maduro como "ilegítimo".
O motorista de ônibus, de 50 anos, obteve o apoio dos chefes de Estado integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que ele ajudou a criar quando era chanceler, mas também recebeu pedidos para baixar o tom na disputa com a oposição do país.
De acordo com números do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro venceu as eleições no domingo por 265.000 votos, resultado que foi questionado pelo candidato opositor Henrique Capriles, o que detonou uma crise política no país, que conta com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Manhã mais fria do ano teve temperatura abaixo de 1º
São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, registrou o amanhecer mais gelado do Rio Grande do Sul em 2013 nesta sexta-feira. A temperatura chegou a 0,7°C, de acordo com a estação meteorológica da MetSul.
Esta semana foi a mais fria do ano até agora no Estado, com temperaturas e cenários tipicos de nverno – dois dias atrás, geou em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste e a mínima chegou a 2,4ºC, na Serra.
Conforme a MetSul, o ar seco e a ausência de nuvens e ventos faz com que a temperatura varie bastante. O prognóstico dos próximos dias para Porto Alegre indica sol em todo o período, sem eventos significantes de precipitação na Região Metropolitana.
A sequência de dias com sol segue nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, o Estado passa por uma sequência rara de dias ensolarados para esta época do ano. O prognóstico dos próximos sete dias para Porto Alegre indica sol em todo o período, sem eventos significantes de precipitação na Região Metropolitana.

Ford é multada por propaganda enganosa
O Ministério da Justiça multou a Ford Motor Company Brasil, nesta sexta-feira, em R$ 165,36 mil por publicidade enganosa da caminhonete Ford F-250 Super Duty. Conforme o ministério, o anúncio comercial do veículo induzia o consumidor ao erro por omitir informação sobre a necessidade do condutor ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "C" - categoria especial para condução de caminhões.
A multa foi aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário