quinta-feira, 11 de abril de 2013



Bom Dia!
Provavelmente seja a minha dificuldade de entender determinadas coisas que me faça confessar meu espanto diante de acontecimentos totalmente contraditórios. Estou me referindo ao constante crescimento dos índices inflacionários (6,59%) confrontados com os índices de aprovação e popularidade do governo. Será que estou certo?
Nos últimos 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado no sistema de metas da inflação, alcançou 6,59%, a maior taxa desde novembro de 2011. Nos últimos 12 meses, os alimentos foram os grandes responsáveis pelo estouro do teto da meta que era de 6,50%. Eles responderam por cerca de 50% da inflação.
Apenas para se ter uma idéia, considerando produtos quase que indispensáveis na mesa das famílias mais pobres, temos os seguintes índices de aumentos nos preços: carne, 15,5% - Alho, 53,1% - Cebola, 76,5% - Batata-inglesa, 97,3% - Tomate, 122,1% e Farinha de mandioca, 151,4%.
Mas o que realmente impressiona, é saber que exatamente entre a população mais pobre, ou seja, entre os que são mais afetados pela inflação, estão os maiores índices de aprovação e de satisfação com o governo. São os que estão sofrendo com o preço absurdo de produtos indispensáveis à alimentação, que se consideram satisfeitos e felizes com o governo. Se bem que é possível que o maior número de entrevistados esteja entre os agraciados com o Bolsa Família. Ou, quem sabe, entre os que recebem R$ 70,00 por mês do governo e que, segundo a presidente Dilma, com este auxilio, saíram da faixa de miséria absoluta. E tem, também, a desoneração dos produtos da cesta básica que, pelo menos até agora, não adiantou nada, muito pelo contrário.
Mas, como na próxima semana teremos mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), vamos ficar na expectativa para saber se a taxa Selic, atualmente em 7,25% ao ano, aumentará ou não, já que o ministro Mantega anunciou que o governo não poupará medidas para conter a inflação. Posso dar um palpite? Teremos alta dos juros a partir da semana que vem.

Não sou daqueles mais ligados em novelas, mas gosto de algumas músicas das trilhas. Ontem, enquanto cuidava de algumas coisas no meu escritório, ouvi o som que vinha da TV onde minha mulher e minha filha assistiam a novela. Fui saber quem era e a Gabriela me disse: “É a Dionne Warwick cantando I’ll Never Love This”. Fiquei sabendo, também, que se trata de um sucesso antigo. Mesmo assim, coloco aqui enquanto desejo a todos um Bom Dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário