terça-feira, 12 de março de 2013



Cardeais começam a eleger o sucessor de Bento XVI

Após prestar juramento, cardeais se isolam na Capela Sistina para dar início ao processo de eleição do novo pontífice. Primeira votação deve ocorrer ainda hoje

Após prestar juramento de silêncio, os 115 cardeais que vão eleger o novo papa se isolaram, no início desta tarde, na Capela Sistina. A primeira votação deverá ocorrer ainda na tarde desta terça-feira, mas a chance de o eleito sair dessa primeira rodada é pequena.
Pouco antes de as grandes portas da capela se fecharem, os cardeais caminharam em procissão, orando e cantando. Durante o percurso, um dos religiosos disse, em latim: “Toda a Igreja, unida conosco em oração, pede pela graça do Espírito Santo neste momento para que possamos eleger um pastor digno para todo o rebanho de Cristo”. Na Praça de São Pedro, os fiéis ignoraram a chuva para acompanhar a procissão e a chegada dos cardeais à Capela Sistina - as imagens foram reproduzidas em telões. 
Um conclave realizado com o antigo papa ainda vivo é uma novidade para os cardeais no Vaticano, mas este ano, o conclave que escolherá o sucessor do agora papa emérito Bento XVI tem outra situação incomum. As reuniões preparatórias giraram em torno de temas incômodos para o Vaticano, como as irregularidades no Banco do Vaticano e a descoberta de chantagem envolvendo altos integrantes da Cúria que participavam de orgias homossexuais. Houve discussões sobre a divulgação do conteúdo de um relatório com informações sobre os problemas internos da Cúria aos cardeais – a expectativa é que apenas o futuro papa tenha acesso ao documento.
Os cardeais se reunirão apenas uma vez nesta terça. A partir desta quarta, serão duas votações pela manhã e duas à noite, até que um nome alcance maioria de dois terços, ou 77 votos dos 115 cardeais eleitores. Se não houver consenso nos três primeiros dias, é feita uma pausa para oração e o trabalho é retomado em seguida.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse nesta segunda-feira que muito provavelmente a primeira fumaça será preta, anunciando que ainda não há um novo papa eleito. Quando o novo pontífice for definido, a fumaça branca anunciará a novidade para os devotos, na Praça de São Pedro e no mundo.(AP/Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário