quarta-feira, 13 de março de 2013


No facebook
Várias pessoas comentaram uma notícia que postei aqui sobre a desoneração de impostos dos produtos da cesta básica. Um deles, o advogado Flor Edison da Silva Filho, fez um registro que merece ser compartilhado com todos os leitores. Ele escreveu:

Acho que está havendo uma má condução da economia do país e estão finalmente destruindo tudo o que o governo FHC deixou de bom. É pena. As intervenções pontuais com redução de algum imposto em setores, mesmo sendo para diminuir preços, tem efeito de desorganizar o sistema de preços e desequilibra os custos de uns e outros produtos. Isso provoca malefícios ao sistema econômico como um todo. É preciso uma política global, que abarque o conjunto da economia. Infelizmente, migramos para o brejo...
O governo baixou impostos sobre alimentos. A carne como exemplo.
Vamos supor que o nosso amigo Kleber fosse empresário atuante na cadeia de comercialização de carne. Ele reclama que a inflação atingiu os remédios que ele necessita. Como empresário ele é atingido pela inflação em uma série de insumos necessários para a sua atividade, além dos remédios. Então, a redução dos impostos que incidem só sobre a carne poderá não levá-lo a reduzir preço no seu negócio, mas, antes, a recuperar as perdas com a inflação, que o atinge por todos os lados. Ou seja, os agentes passam a disputar o melhor aproveitamento de quaisquer vantagens e a economia vai para o brejo, só o "margarina" não sabe isso porque deve ter faltado a aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário