terça-feira, 26 de março de 2013


GM demite quase 600 em fábrica de São José dos Campos
General Motors começou demissões de 598 funcionários de uma das linhas de produção do complexo fabril de São José dos Campos (SP). 
Segundo nota enviada à imprensa, a empresa informou que seguiu os termos do acordo assinado no último dia 26 de janeiro de 2013 com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, na presença de autoridades municipais, estadual e federal. O desligamento envolve empregados da fábrica de automóveis - uma das oito existentes no complexo Industrial da empresa na cidade -, que estavam em ”lay off” (período de afastamento) desde agosto de 2012.
"A GM nos informou que começou a enviar as cartas de demissão para cerca de 500 funcionários ontem", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros. Além das demissões na unidade, Barros afirmou que GM abriu nesta semana um Programa de Demissão Voluntária na fábrica de São Caetano do Sul (SP). A informação foi confirmada pelo sindicato local.
Os trabalhadores da linha de produção conhecida como MVA da fábrica de São José dos Campos fazem parte de um grupo de 739 funcionários que tiveram contratos de trabalho suspensos em agosto do ano passado. A linha produzia modelos que não foram renovados pela GM e pararam de ser fabricados, como Meriva e Zafira, e está montando atualmente apenas o compacto Classic em volume reduzido.
As demissões informadas pelo sindicato ocorrem em meio ao término, nesta terça-feira, da prorrogação do período de afastamento acertado por empresa e sindicato em janeiro. A GM anunciou no início do ano passado planos para fechar completamente a linha MVA e para demitir 1.840 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário