terça-feira, 26 de fevereiro de 2013



Vigilância alerta para os sintomas da dengue

A dengue é uma doença que causa febre alta e repentina provocada por um vírus que possui quatro sorotipos. 
Quando uma pessoa é infectada por um desses vírus ela só fica imunizada contra o tipo específico pelo qual foi contaminada. Por isso, uma mesma pessoa pode contrair a doença até quatro vezes se for picada por mosquitos que carregam diferentes tipos de vírus. O principal vetor da dengue é o Aedes aegypti, mosquito que se desenvolve em áreas quentes e chuvosas na maior parte do país. 
O vírus fica incubado no corpo humano de três a 15 dias. Só então os sintomas da dengue começam a ser percebidos. É importante que o cidadão, ao primeiro sinal da doença, vá até o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Por esse motivo, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para as pessoas não utilizarem medicamentos por conta própria, especialmente os que contêm ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS e Melhoral.  
Os casos suspeitos devem também ser comunicados pelos profissionais de saúde à Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), o que pode ser feito por meio do telefones (51) 3289 2471 e 2472 e no celular de plantão 24horas.
Para aliviar os sintomas da dengue, é importante fazer repouso e ingerir bastante líquido. A doença se apresenta de duas formas: clássica e hemorrágica. 
Na clássica, os sintomas são febre alta com duração de até sete dias, dor de cabeça, no corpo, nas articulações, por trás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. 
No caso de dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): a doença se manifesta de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias, os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos. Pode ocorrer, ainda, vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e hipotensão (queda de pressão arterial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário