quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013



Dilma indica ex-advogada de Roseana Sarney para o TSE

A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou a ex-advogada da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB),  para o cargo de juíza titular do Tribunal Superior Eleitoral, em substituição a Arnaldo Versiani, que é o relator do processo de cassação de Roseana por abuso de poder econômico e político.
A nomeação de Luciana Lóssio foi foi publicada no Diário Oficial da União. Nomeada como ministra substituta do Tribunal em outubro de 2011, Luciana Lóssio foi a primeira mulher a ocupar uma das vagas destinadas à advocacia. Antes de chegar ao Tribunal, tinha atuado na defesa dos então governadores José Roberto Arruda (DEM-DF) e Rogério Rosso (PMDB-DF), além de Roseana.
Segundo o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo presidente da República. Neste último caso, o chefe do Poder Executivo recebe, a cada vacância, a lista tríplice elaborada pela Suprema Corte, na qual estão os três nomes dos advogados. A ministra será empossada no próximo dia 26 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário