segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Em Caracas, Chávez deve tomar posse de novo mandato
O regresso a Caracas confronta o presidente Hugo Chávez com sua posse para o terceiro mandato, que não pôde ser celebrada em 10 de janeiro passado perante a Assembleia Nacional devido à sua hospitalização em Cuba, e que deve se realizar em data ainda a ser definida pelos juízes do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).
Uma fonte do TSJ disse nesta segunda-feira à AFP que o tribunal "está pronto" para empossar Chávez "a qualquer momento" para o terceiro mandato de seis anos.
"Espera-se apenas a decisão do presidente e de sua equipe médica", que também determinarão se a cerimônia será pública ou privada e onde poderá ser realizada, ressaltou a fonte.
No dia 5 de janeiro, o governo anunciou que Chávez, reeleito em 7 de outubro, não poderia estar presente à posse cinco dias depois, como prevê a Constituição, e que o faria mais adiante quando estivesse em condições. A decisão foi aprovada pelo TSJ.
"Parece que está muito mais próximo o momento que ele tomará posse do cargo", declarou à AFP o cientista político Farith Fraija.
"Quando tiver condições médicas para tomar posse o fará, mas não está obrigado a fazê-lo imediatamente", acrescentou.
O cientista político John Madgaleno concordou ao afirmar que a posse "pode estar mais próxima com o seu regresso", porém adverte que a cerimônia não acabará com "o debate se estará em condições de assumir as funções de chefe de Estado". (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário