quinta-feira, 10 de janeiro de 2013




 Entidades denunciam condições do Presídio Central
Formada por oito entidades a ONG Fórum da Questão Penitenciária, elaborou um representação que deverá ser encaminhada para aComissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), denunciado o Brasil pelas condições em que 4 mil apenados vivem no Presídio Central de Porto Alegre. Fotos e depoimentos constam das 104 páginas da representação que foi apresentada na manhã de hoje (10) na Ajuris. Nos próximos 30 dias, a Comissão Interamericana deverá informar se aceita ou não a representação.
Caso seja aceita, inicialmente serão convocadas as partes envolvidas com vistas a uma negociação. Não havendo acordo, o Brasil responderá por violação dos direitos humanos e, em caso de condenação, terá que cumprir uma série de recomendações da Corte.
Eleito pela CPI Carcerária como o pior presídio do Brasil, o Central é conhecido publicamente por suas péssimas condições, onde mais de 4 mil apenados sobrevivem entre ratos, esgotos escorrendo nas celas, sem assistência médica e muitos outros horrores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário