terça-feira, 22 de janeiro de 2013



Bom Dia!
Fui criado num ambiente totalmente trabalhista. Meu pai era getulista e, como militar, participou da Revolução de 30 ao lado de Getúlio Vargas. Mais tarde, acompanhei a trajetória de Pasqualini e vivenciei o surgimento e o crescimento de Leonel Brizola. Aprendi a admirar uma série de políticos diferenciados, todos ligados ao PTB daquele tempo. Depois, como se sabe, as coisas foram mudando. Mas isso é outra conversa.
Hoje, Brizola estaria completando 91 anos. Ele morreu em 2004, com 82 anos. Naquele ano, num trabalho para a TVE, estive em São Borja acompanhando o enterro daquele que, na minha e certamente na opinião de muitos, foi um dos maiores lideres políticos do RS e, quem sabe, do Brasil. Foi um dos trabalhos jornalísticos mais marcantes da minha vida. Foi um momento de emoção e de muita tristeza.
Eu era bem moço quando Leonel Brizola, desde os porões do Piratini comandou a rede da Legalidade. Lembro dele falando, por horas, por uma cadeia de emissoras, defendendo aquilo que achava certo e gritando em favor, principalmente, da democracia. Lembro dele, metralhadora em punho, aparecendo ao lado de brigadianos e militares de outras armas, pronto para enfrentar quem se atrevesse a querer agredir aos gaúchos.
Mais tarde, também como jornalista, acompanhei a volta dele do exílio. Estive em São Borja e em outras cidades e vi o povo sair às ruas para aplaudir a volta do grande líder.
Hoje, lideranças trabalhistas estarão em São Borja para reverenciar a memória de Leonel Brizola. Mais tarde irão para Capão da Canoa, onde ele costumava veranear.
Escrevendo este comentário, estou tentando fazer a minha parte, mas confesso que, ao homenagear a memória de Brizola, faço muito em homenagem a meu querido pai que me ensinou a ser trabalhista e, mais do que tudo, um defensor ferrenho da democracia.
Ontem fiquei sabendo que, ainda nos primeiros meses deste ano, Djavan estará fazendo um show aqui em Porto Alegre. Sou um grande admirador do trabalho dele, então selecionei para hoje uma de minhas preferidas e que espero que todos gostem: Faltando um Pedaço. Desejo a todos um Bom Dia!


Um comentário:

  1. Grande Brizola,se ele tivesse tido sucesso eleitoral,para presidente,nossa educação não estaria tão atrasada em relação ao resto do mundo..

    ResponderExcluir