quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bom Dia!
Acho que está todo mundo na expectativa de que o tempo melhore bem para que o feriado seja desfrutado da melhor maneira possível. Eu, pelo menos, estou na torcida por um final de semana com sol já que pretendo curtir uma praia no feriadão. Aliás, quero aproveitar para pedir aos meus amigos e amigas que me prestigiam, todos os dias, como leitores deste blog, que me desculpem pela ausência pois vou tirar três dias de folga. Acho que realmente mereço, depois de um trabalho grande desenvolvido no período eleitoral. Paro hoje e retorno na segunda feira. Gostaria muito de estar com vocês, mas, na praia, não tenho condições, pelo menos nesta época do ano, de manter o blog atualizado.
Então, antes de sair, quero deixar aqui a minha homenagem cheia de carinho a todas as crianças que, amanhã, comemoram o seu dia. Não sei se acontece com todos, mas, no meu caso, sempre que vou abraçar minha filha, meus netos e minha afilhada, me sinto voltando aos meus tempos de criança. Acho que, inconscientemente, faço despertar em mim a criança que vejo nelas. Ou seria, quem sabe, o desejo de que permanecessem crianças, bem longe das amarguras, tristezas e dificuldades que nós, adultos, somos obrigados a enfrentar no dia-a-dia.
Espero, sinceramente, que todos desfrutem, em paz, mais um feriadão. E que a paz esteja presente desde o momento da saída, durante todo o caminho e nos dias de folga. Tomara que a gente possa terminar o feriado sem nenhuma tristeza e sem a violência tão comum, principalmente nas estradas, quando o feriado é mais prolongado.
No vídeo, a música de Erasmo Carlos, Mesmo que seja Eu, gravada em 1999, num desempenho incrível de Ney Matogrosso. Que as alegrias do feriado comecem hoje com um Bom Dia!


 

Plano de mobilidade para a Copa
Nesta quinta-feira, dia 11, às 13h30min, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, vai apresentar o Plano de Mobilidade da cidade para a Copa do Mundo da Fifa, demonstrando quais serão as alternativas de transporte público para os usuários e turistas. Além disso, serão apresentas as áreas de bloqueio e a gestão da mobilidade atuando integrada com a segurança para o deslocamento de atletas e delegações. A apresentação ocorrerá durante o Seminário Geral de Segurança que acontece desde ontem, 10, na Sogipa, em Porto Alegre. Por se tratar de uma reunião de trabalho, o seminário é restrito a representantes das entidades envolvidas.
O evento reúne especialistas da Fifa, do Comitê Organizador Local (COL), do Governo Federal, das 12 sedes e do setor de segurança privada. O prefeito José Fortunati participou da abertura do seminário e ressaltou o legado que a Copa do Mundo deixará para a cidade e lembrou as oportunidades concretas de melhorias que o evento traz à comunidade.
O secretário extraordinário da copa, Urbano Schmitt, também esteve presente e destacou que a segurança que se quer deixar para Porto Alegre é a que está sendo construída a partir do planejamento do Mundial.
.
  
Comer tomate diminui o risco de AVC
Comer tomates e outros alimentos derivados do fruto pode ajudar a prevenir um acidente vascular cerebral (AVC), concluiu uma nova pesquisa finlandesa. Segundo o estudo, esse efeito protetor ocorre pois o tomate é rico em licopeno, uma substância que é responsável por dar a cor avermelhada aos alimentos e que funciona como um agente antioxidante no corpo — ou seja, protege as células dos danos causados pelos radicais livres e, assim, retarda o envelhecimento.
Os resultados desse trabalho foram publicados nesta terça-feira no periódico Neurology, uma publicação da Academia Americana de Neurologia. No início do estudo, foram medidos os níveis de licopeno no sangue de 1.031 homens de 46 a 65 anos de idade, que foram acompanhados ao longo de 12 anos. Até o final da pesquisa, 67 homens sofreram um AVC.
O maior risco do problema foi associado aos menores níveis de licopeno na corrente sanguínea: de acordo com o estudo, os maiores níveis diminuíram as chances de um derrame em 55%. Entre os 258 participantes com os menores níveis do antioxidante, 46 sofreram um AVC, enquanto, entre os 258 homens com os maiores níveis da substância, apenas 11 tiveram o problema.
Segundo Jouni Karppi, pesquisador da Universidade do Leste da Finlândia e coordenador do estudo, como a pesquisa somente mediu os níveis de licopeno no sangue de um indivíduo, a quantidade de tomate que é preciso ingerir para obter esse benefício não foi definida. “Mesmo assim, nossa pesquisa fornece ainda mais evidências de que uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um menor risco de AVC. Além disso, reforça a ideia de que comer cinco porções de frutas e vegetais ao dia pode reduzir de forma significativa a incidência de derrames cerebrais ao redor do mundo”, diz Karppi.