terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Jornais de hoje
Destaques dos jornais de Porto Alegre na edição desta terça-feira (18/12/12).

STF fecha mensalão em conflito com a Câmara
Depois de 53 sessões, 25 condenados e 12 absolvidos, ministros deteerminam perda de mandato dos parlamentares, o que presidente Marco Maia vê como “ingerência”.
O julgamento do mensalão não poderia terminar sem um último mal-estar entre ministros e uma nova queda de braço. O conflito agora é com a Câmara que não aceita a derradeira decisão do STF na análise do caso que se arrastou por sete anos. (Zero Hora)

Decano cita crime de prevaricação
Sem fazer citações nominais, o decano do Supremo, Celso de Mello, criticou ontem de forma dura o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), que sinaliza que não cumprirá a determinação da Corte para perda automática dos mandatos dos três parlamentares condenados no caso do mensalão. Celso de Mello advertiu que o responsável pelo eventual descumprimento estaria sujeito a punições nas esferas penal e civil, podendo levar à condenação por prevaricação e improbidade administrativa. “Comete crime de prevaricação o agente que em ofício deixa de praticar, retarda ou frustra execução de ordem judicial”. Disse. (Correio do Povo)

30% dos portadores de cartão de crédito estão inadimplentes
O mundo moderno conta com ferramentas financeiras variadas para facilitar a vida do comprador. O cartão de crédito é a principal delas. Tem desbancado os seus concorrentes e vem ganhando destaque no mercado. No entanto, as opiniões se dividem quanto aos seus efeitos. (...) Os dados do Banco Central mostram que o cartão de crédito é o campeão de inadimplência no País. Cerca de 30% dos créditos concedidos estão em atraso. (O Sul)

Tombini diz que a inflação vai recuar em 2013
O presidente do banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta segunda-feira, que a inflação em 2013 ficará abaixo do nível verificado em 2012. Tombini afirmou que há uma série de fatores que apontam na mesma direção da visão do BC, entre elas a moderação de evolução dos salários e o crescimento do crédito em um ritmo mais modesto. (Jornal do Comércio)

Gaúchos casam mais tarde
Homens e mulheres do estado aguardam mais  para se unir em relação a anos anteriores. Eles aos 28, elas aos 26.
Os gaúchos estão trocando alianças mais tarde. A constatação faz parte das estatísticas do registro Civil 2011, divulgadas ontem pelo IBGE, que indicam que, em média, homens tem casado aos 28 anos e mulheres aos 26, no Rio Grande do Sul. (Metro)

PMs suspeitos de matar coronel aposentado são presos em Porto Alegre
Polícia encontrou no carro utilizado no crime, digitais de pelo menos duas pessoas que estariam envolvidas na morte de Júlio Miguel Molinas Dias.
A Polícia Civil prendeu, no início da manhã desta terça-feira, três pessoas, entre elas dois PMs, sob suspeita de envolvimento no assassinato do coronel reformado do Exército Júlio Miguel Molina Dias, ocorrido em 1º de novembro, em Porto Alegre. Uma quarta pessoa, que também está envolvida, acabou presa cerca de uma hora depois. Os PMs são soldados da 3ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar – na Zona Norte da Capital – a unidade responsável pela segurança no Bairro Chácara das Pedras, onde vivia o militar.(...) Segundo a polícia, os dois PMs teriam arquitetado um assalto à casa do militar com intenção de roubar 23 armas que faziam parte do arsenal particular de Molinas. (Diário Gaúcho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário