quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Bom Dia!
Sei que vou provocar a ira de alguns, mas sei também que muitos concordarão com o que vou tratar aqui. Estou me referindo ao problema das motos e motoqueiros que circulam pela cidade e pelas estradas. 
Para se ter uma ideia  somente na manhã de ontem (21) a EPTC registrou dez acidentes com 12 motoqueiros feridos. Na esquina da Farrapos com a Avenida Brasil, duas motos colidiram. Entre os meses de janeiro e outubro foram registrados 4.140 acidentes como motos. Destes, resultaram feridos 3.916 motoqueiros, sendo que 34 faleceram. Em Porto Alegre, o número de motos é de 81,9 mil.
Não fiz e nem pretendo fazer nenhum tipo de comparação entre os números envolvendo automóveis e motos. Quero apenas e tão somente participar do alerta que julgo necessário fazer, já que convivemos permanentemente com o problema.
Depois, então, que se criou a figura do motoqueiro, aquele prestador de serviços, que entrega pizzas, leva correspondência e outras atividades semelhantes, a coisa ficou mais complicada. Estes, normalmente, ganham por tarefas. Quanto maior o número de viagens, maior o ganho no final do dia. Daí a coisa se complica pois os limites são extrapolados e é moto passando, em velocidade acima do normal, num verdadeiro malabarismo entre os carros, para chegar mais rápido e poder pegar outra entrega. Daí para a fatalidade, é um pulo. E a gente que se cuide.
Leio no Correio do Povo que o diretor da EPTC está preocupado com o problema e entende que deve haver mais qualificação e melhor treinamento dos condutores. Pois bem, se o próprio responsável pela EPTC entende isso, que motivos existem para que não seja feito?
Enquanto isso, vamos seguindo, na cidade ou nas estradas, vendo motoqueiros, muitas vezes em alta velocidade, desafiando e abusando da sorte. Até quando?
Para ilustrar o Bom Dia de hoje, fui buscar a abertura de um filme que mostra a história de dois motoqueiros. Lançado em 1969, Sem destino (Easy Rider) com Denis Hopper e Peter Fonda, tem como trilha sonora a música Born To Be Wild. Escute, lembre, pense e tenha um Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário