sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Bom Dia!
Quem andou pelo Centro Histórico de Porto Alegre no final da tarde de ontem, foi surpreendido  por uma passeata comandada pela CUT, MST e outros movimentos bem conhecidos, Em Defesa da Palestina Livre. 
Reunidos no Largo Glenio Perez, os manifestantes saíram em caminhada pela Borges de Medeiros em direção ao Gasômetro. Carros de som, gente batendo lata, um grupo de bateria, muitas bandeiras da Palestina, faixas e carros de som de utilizados para amplificar as palavras de ordem por demais conhecidas.
Cheguei na Esquina Democrática pensando em atravessar a Borges para pegar o lotação. Nada feito. Fiquei ali, ao lado de muitas pessoas que, como eu, deixavam o trabalho e tentavam ir pra casa. Ficamos, seguramente, mais de uma hora. Nós e todo o trânsito que, naquele local, abriga os terminais de lotações para a Zona Sul.
Enquanto esperava,fui questionado por um cidadão que, como quase todos que ali estavam, não conseguia entender a presença de pessoas humildes, senhoras e senhores de chinelo, bandeirinha na mão, certamente sem saber o que estavam fazendo ali. Chegamos a comentar que, se questionados, muitos nem saberiam onde fica a Palestina. Mas estavam ali, massa de manobra de quem se aproveita de tudo para despejar o surrado discurso de defesa dos oprimidos e desamparados. Claro que, mesmo afirmando que o movimento n ao é político, muitos vereadores, principalmente do PT, se espalhavam entre os manifestantes.
Depois de muito tempo, quando a passeata passou, conseguimos atravessar a Borges de Medeiros e, depois de mais ou menos 45 minutos, consegui pegar o lotação. Mas a tranqueira na Borges continuava, até a Fernando Machado.
No caminho, olhando pela janela, fiquei pensando: será que aquelas pessoas que passaram pela avenida  tinham o direito de impedir que os trabalhadores, como eu, exercessem o direito de ir para casa na hora desejada? Outra coisa: quem estava pagando por tudo aquilo?
Há 11 anos morria um dos grandes músicos e poetas da música contemporânea. George Harrison, ex-Beatle, deixou um legado de músicas inesquecíveis. Para lembrar, George cantando If You Believe. Que todos tenham um Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário