terça-feira, 16 de outubro de 2012

Trens circulam em via única pelas estações Aeroporto e Anchieta nos dias 17 e 18 
Obras do Aeromovel provocam mudanças no trecho das 9h40 às 16h em ambas as datas.  
Durante montagem de estrutura metálica, composições da Trensurb circularão apenas na via do outro lado da Estação Aeroporto. O mesmo ocorre na Estação Anchieta.
Nos dias 17 e 18 de outubro, quarta e quinta-feira, entre 9h40 e 16h, as composições da Trensurb circularão por apenas uma via no trecho que compreende as estações Anchieta e Aeroporto. A ação provisória ocorre em função da montagem da estrutura metálica da plataforma doterminal do Aeromovel junto à Estação Aeroporto da Trensurb.
Com isso, os trens em ambos os sentidos – Mercado e Santo Afonso – operarão, no trecho, pela via por onde normalmente passam as composições em direção ao norte. Por isso, os usuários nas estações Aeroporto e Anchieta devem observar com atenção os indicadores de destino dos trens entre 9h40 e 16h. Os horários das viagens, no período, sofrerão alteração de até dois minutos, mas o intervalo de dez minutos entre trens será mantido.
Em caso de chuva ou vento fortes os trabalhos serão cancelados e o serviço do metrô será oferecido normalmente.
O Aeromovel Trensurb-Infraero
A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto é orçado em R$ 33,8 milhões.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Foto: Marco Pecker, da Trensurb 

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