quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bom Dia!
Descobri, faz pouco tempo, que tenho um amigo realmente diferenciado. Uma dessas pessoas especiais e que se preocupa com os outros, que se preocupa com a vida, com a cidade, sua memória e seus personagens. Meu amigo tem uma página no facebook chamada Porto Alegre Personagens. Meu amigo é o Paulo Pruss que, ao ler o que estou escrevendo, deve estar achando que não é merecedor e que eu só escrevo por ser amigo dele. No fundo, acho que ele também sabe que não é isso. O Paulo é, comprovadamente, uma pessoa diferente. Quem acompanha o trabalho dele sabe.
Agora mesmo, pelo Porto Alegre Personagens, fiquei sabendo, e muita gente também ficou, que o Plauto Cruz, o grande Plauto da flauta, está passando por sérias dificuldades. Imediatamente o Paulo iniciou um movimento que, felizmente, tocou fundo nas pessoas que passaram a se movimentar para ajudar ao nosso querido flautista. Já existe uma conta à disposição de quem quer ajudar, o prefeito Fortunatti já acionou a secretaria de Cultura, tem um proprietário de um bar na Sarmento Leite que vai abrir as portas para um show com renda para o Plauto, sem falar na quantidade enorme de músicos e pessoas ligadas a cultura de Porto Alegre que se prontificaram a colaborar.
Foi o que me fez pensar nos quanto não cuidamos da memória artística da cidade. Olha gente, o Plauto é um verdadeiro monumento à cultura e, principalmente, à musica de Porto Alegre. E está lá, passando por sérias dificuldades, quase que totalmente esquecido por todos. Com mais de 80anos, até bem pouco tempo ele encantava freqüentadores de muitos bares da cidade com sua arte e suas canjas musicais. Quem não viu, um dia, o Plauto tirando sons maravilhosos de sua flauta entre as mesas do Odeon? Será que alguém tem algum registro disso? Quem tem, certamente mostrará quando o Plauto nos deixar. Daí aparecerão amigos, programas e reportagens especiais e tudo mais.
Vocês não imaginam a dificuldade que foi encontrar um vídeo em condições com uma interpretação do Plauto Cruz. Achei alguns e o que selecionei foi o que apresento abaixo.
Antes, quero pedir a todos que, por tudo o que o Plauto representou e representa para nossa música, não esqueçam dele. Quem sabe a prefeitura de São Jerônimo, sua terra natal, não faz alguma coisa por seu filho tão ilustre? Incentivados pelo Porto Alegre Personagens e pelo Paulo Pruss, sei que vamos fazer, e muito.
O vídeo prometido mostra uma imagem quase atual do Plauto e nos oferece uma execução diferenciada, como sempre, de sua flauta no choro Sarau da Comadre. Confesso que gostaria, muito, que o Plauto, sua flauta  e seu talento fossem eternos.Com a mesma força, desejo a todos um Bom Dia!



Show em prol de Plauto Cruz
Hoje, quarta-feira, às 18h
Bar do Marinho - Rua Sarmento Leite, 964 
Couvert a R$ 10,00.
A renda arrecadada será totalmente revertida aos familiares do Plauto


Um comentário:

  1. Meu querido irmão Machadinho, realmente é muito para mim, tuas palavras me emocionam.
    Viva Plauto Cruz !!!

    Paulo Pruss

    ResponderExcluir